Pular para o conteúdo principal

Agência espacial europeia desenvolve nave reutilizável chamada Space Rider



Por Patrícia Gnipper

Com previsão de ficar pronta para ser lançada em 2022, a espaçonave reutilizável Space Rider (Reusable Integrated Demonstrator para Europe Return) está em desenvolvimento pela ESA, a agência espacial europeia. A nave, capaz de sair do planeta e reentrar na atmosfera, deverá ser lançada pela primeira vez a bordo de um também em desenvolvimento foguete Vega-C na Guiana Francesa.

O veículo, contudo, não será tripulável, mas contará com recursos de alta tecnologia que fornecerão acesso ao ambiente espacial tanto para empresas científicas, quanto comerciais. A ESA o descreve como "um laboratório espacial de alta tecnologia sem fios" capaz de permanecer em órbita por até dois meses. Seu compartimento de cargas acomodará até 800 quilos e fornecerá 600 watts de energia para alimentar a carga útil.

O Space Rider não será apenas um veículo de reentrada reutilizável capaz de voar em altitudes de 450 km, mas também poderá pousar próximo a zonas habitadas aqui na Terra, com precisão controlada. “O Space Rider é o primeiro veículo de transporte espacial reutilizável da Europa. Este fascinante desafio aperfeiçoará as nossas competências numa variedade de tecnologias de ponta, o que reforçará a nossa posição neste mercado competitivo”, comentou José Longo, gerente do programa de desenvolvimento de pilotos espaciais da ESA.

A agência espacial diz que o Space Rider servirá para se fazer todo tipo de experimento em microgravidade, além de oferecer possibilidades educacionais e ajudar a provar tecnologias para observar a Terra, além de atividades científicas, de telecomunicações e robótica. Todos os detalhes do projeto ainda serão revelados quando finalizado, mas o Centro Italiano Ricerche Aerospaziali (CIRA), que está fabricando o equipamento, já antecipou que a nave será capaz de se acoplar à Estação Espacial Internacional por meio do braço robótico que há ali — braço este que, hoje, é acionado para "agarrar" a nave Dragon, da SpaceX, que leva cargas periodicamente à ISS.

De acordo com a ESA, o Space Rider manterá o custo por quilograma para cargas úteis e alimentará a competição neste mercado espacial, que carece cada vez mais de soluções sustentáveis de lançamento. Entre um voo e outro, a nave precisará apenas de uma reforma mínima para substituir os componentes que fatalmente se estragam em um lançamento, e por isso manterá baixos custos de operação.

O projeto do Space Rider foi proposto em 2016, e a ESA espera fazer uma revisão crítica de seu projeto no final de 2019, prevendo um primeiro voo de teste dentro de três anos.






FONTE: ESA, Universe Today via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s