Pular para o conteúdo principal

Universo não necessariamente se expandirá para sempre


Um teólogo medieval antecipou a teoria cosmológica aceita pelos cientistas atualmente.[Imagem: Tom C. B. McLeish et al.]

Disputa entre paradigmas

Um grupo de pesquisadores espanhóis está-se valendo de uma tática curiosa para lançar uma nova teoria científica que promete uma explicação da mecânica do Universo melhor do que os modelos atuais.

Sabendo que, assim como ocorre no mundo da política, no mundo científico também é muito difícil tirar do poder o grupo que defende o paradigma vigente, Gabriel Barceló e seus colegas fundaram um instituto de pesquisas independente, cujo objetivo central é conduzir estudos e experimentos que possam validar ou refutar sua nova teoria.

Assim, caberá à entidade, batizada de Dinámica Foundación, congregar astrofísicos, cosmologistas, matemáticos e cientistas de outras áreas para fazer um escrutínio vigoroso do que a equipe chama de um "novo paradigma da física": a Teoria das Interações Dinâmicas.

Curiosamente, e dando força às formulações, a Teoria das Interações Dinâmicas tem aplicações também na astronáutica, na fusão nuclear, na estrutura dos átomos e até na interpretação de fenômenos climáticos como os tornados - ou seja, o arcabouço parece descrever um quadro bastante geral dos fenômenos naturais.

Teoria das Interações Dinâmicas

Este candidato a novo paradigma da cosmologia propõe que o Universo não necessariamente se expandirá para sempre, mas permanecerá girando continuamente, em um equilíbrio estável e harmonioso.

Para isso, a teoria propõe uma cosmologia baseada em uma nova relação entre a órbita e a rotação.

Essa mecânica, que é complementar à mecânica clássica, é específica para sistemas acelerados por rotações. Ela constitui um desenvolvimento da Teoria da Relatividade, sendo assim consistente com as teorias de Einstein para a rotação e não contesta as leis de Newton.

Mais especificamente, a Teoria das Interações Dinâmicas é um modelo dinâmico para sistemas não-inerciais com simetria axial, que se baseia nos princípios da conservação de grandezas mensuráveis: a noção de quantidade, massa total e energia total.

Há suspeitas de que a conhecida fórmula E=mc2, de Einstein, possa falhar no espaço. [Imagem: NASA]

Em termos cosmológicos, o resultado disso é um Universo rotativo em equilíbrio contínuo e no qual um momento, ou um par de forças, irá gerar um movimento orbital permanente, em uma trajetória fechada e plana - nesse aspecto, o resultado não é muito distante do paradigma atual, que também propõe que o Universo é plano. O sistema conserva a rotação intrínseca inicial, gerando um Universo que gira continuamente em equilíbrio dinâmico estável, em harmonia, e não necessariamente expandindo-se para sempre.

O modelo dinâmico da Teoria das Interações Dinâmicas também traça uma visão do Universo no qual galáxias e demais sistemas tendem a se desenvolver em estruturas planas - como se constata observacionalmente.

Finalmente, a teoria pode mudar a compreensão da natureza da estrutura atômica, uma vez que a aplicação do novo conceito de magnitude rotacional que ela traz pode afetar as reações dinâmicas que ocorrem nos níveis de energia do elétron e, mais particularmente, no conceito de spin. O instituto pretende analisar e testar essas hipóteses.

Aplicações práticas

Se os esforços frutificarem - fundamentalmente, se a equipe conseguir financiamento para as pesquisas e testes que propõe - esta nova teoria poderá ter uma série de aplicações tecnológicas no controle do movimento, na astronáutica, no controle do plasma no interior dos reatores de fusão nuclear e na interpretação de fenômenos que envolvem massas de fluidos rotativos, de reatores na indústria química até tufões e tornados.

Mais informações sobre o andamento dos trabalhos e as oportunidades de pesquisas podem ser acompanhados no site da fundação, no endereço https://dinamicafundacion.com.

Bibliografia:

Theory of Dynamic Interactions: Synthesis
Gabriel Barceló
World Journal of Mechanics
Vol.: 5, No 5
DOI: 10.14738/tmlai.55.3344

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s