Pular para o conteúdo principal

Único trabalho de Alan Turing na biologia inspira criação de material


Publicação realizada pelo matemático Alan Turing em 1952 tem potencial para revolucionar a bioengenharia

O britânico Alan Turing é muito mais conhecido por seus feitos na matemática, principalmente por ter revolucionado a computação, mas deixou sua contribuição em outras áreas, incluindo a biologia. Em seu único paperpublicado na área, em 1952, buscou explicar como padrões repetidos se desenvolveram em organismos vivos.

É como a sequência de Fibonacci, vista em flores e caracóis. Para Turing, muitos desses padrões vinham da atuação de um tipo específico de hormônios, denominados morfogênicos, sobre as células. Essas substâncias secretadas pelas células promovem ou inibem as influências de cada uma sobre várias funções biológicas, seja a produção de um pigmento ou a regulação do seu crescimento.

A difusão desses morfogênicos pelos tecidos do organismo seguiriam padrões matemáticos, o que explicaria a repetição de formas, cores e texturas entre os seres vivos. Embora a ciência ainda não tenha chegado à conclusão se esses processos são de natureza comum, há seis anos pesquisadores britânicos descobriram evidências de que os sulcos na boca dos camundongos se desenvolvem de acordo com o modelo de Turing.

Cientistas de materias da Universidade Zhejiang, em Hangzhou, China, resolveram testar esse modelo para criar tecidos sintéticos. Utilizaram o polímero poliamida, feito da reação entre cloreto de trimesoyl e piperazina. Como as substâncias se difundem em velocidades diferentes, imaginaram que respeitaria a regra do morfógeno de Turing.

Quando analisado usando microscopia atômica, o material foi revelado como uma malha de tubos em nanoescala presos em uma estrutura 3D porosa, semelhantes ao tecido da boca dos ratos. Perceberam que tinham criado uma espécie de filtro muito mais eficaz.

Na imagem abaixo vemos a diferença na organização das partículas no novo tecido e as películas filtrantes tradicionais:


FILTRO DE TURING (ESQ.) E O FILTRO TRADICIONAL (DIR.) (FOTO: SCIENCE)

A equipe resolveu testar o filtro de Turing na dessalinização da água salgada. Alguns sais maiores — como o sulfato de magnésio — foram removidos quase na sua totalidade, mas o filtro lutou para remover pouco mais da metade do cloreto de sódio. Ainda assim, embora possa não ser exatamente o que precisamos para fornecer uma dessalinização barata e em larga escala, ela é muito melhor do que a que temos atualmente.

Capazes de filtrar 125 litros por hora quando pressionados a 5 atmosferas de pressão, os pesquisadores afirmam que é três vezes mais eficaz do que outros filtros de água disponíveis comercialmente. Mais do que tornar água potável, o tecido baseado em Turing pode ser utilizado para imitar tecidos orgânicos porosos de nosso organismo. Assim, como fez com os computadores, Turing, muitos anos depois de sua morte, daria início a uma revolução em outro ramo, a bioengenharia.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s