Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos encontram trechos escondidos nos Manuscritos do Mar Morto


PEDACINHO DOS MANUSCRITOS DO MAR MORTO ERA O TRECHO QUE FALTAVA DO SALMO 147 (FOTO: IAA)

Texto das escrituras hebraicas foi encontrado depois de análise com infravermelho

Foram 70 anos para que os pesquisadores conseguissem decifrar todos os textos dos Manuscritos do Mar Morto. Em janeiro, arqueólogos da Universidade de Haifa, em Israel, conseguiram decifrar o que pensavam ser a última parte dos textos, 60 pequenos fragmentos escritos com códigos em pergaminhos de papiro.

Outros tantos fragmentos, de tão pequenos e frágeis, foram deixados de lado. Afinal, não tinha nada escrito neles. No entanto, pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel resolveram digitalizar esses pequenos pedacinhos de papiro a fim de compartilhar com o público.

Durante o trabalho, Oren Ableman, um pesquisador de pergaminhos na Unidade de Manuscritos do Mar Morto da IAA, viu que alguns dos encontrados perto da Caverna 11 de Qumran traziam marcas diferentes dos demais. Esses fragmentos pareciam vazios a olho nu, mas, usando imagens em infravermelho, descobriu que eles tinham letras e palavras hebraicas.

Ableman decidiu se dedicar ao trabalho de decifrar esses fragmentos de manuscrito, encontrando como em um quebra-cabeças o local a qual cada pedacinho de texto havia saído.

Encontrou a origem nos livros de Deuteronômio e Levítico, que estão na Bíblia Hebraica (também conhecida como o Antigo Testamento da Bíblia Cristã), e no Livro dos Jubileus, um texto escrito ao mesmo tempo que a Bíblia Hebraica que nunca foram incorporados nos livros bíblicos.

Um dos fragmentos, retirado do Pergaminho dos Grandes Salmos, contém parte do começo do Salmo 147:1 e revelou que o texto original é ligeiramente mais curto do que o texto hebraico usado hoje em dia. Outro pedacinho de papiro é trecho de uma carta escrita em paleo-hebraico, uma versão antiga do idioma, que não se encaixou em nenhum manuscrito conhecido, e pode se tratar de um texto novo.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s