Pular para o conteúdo principal

Teoria maluca sugere que metais pesados vieram de buracos negros parasitas



Se você tivesse que classificar as coisas mais loucas do universo, existem alguns candidatos óbvios: raios gama, rajadas rápidas de rádio e quasares, por exemplo. Mas nenhuma lista estaria completa sem os buracos negros e os primeiros menos densos dos buracos negros, a estrela de nêutrons. Essas coisas super comprimidas podem causar deformações doidas no espaço. Então, o que acontece se um engolisse o outro?

Alguns cientistas acham que o resultado seria algo muito pesado… Literalmente. Um time de pesquisadores das Universidades de Los Angeles e San Diego consideraram que a interação entre buracos negros que se formaram segundos após o big bang e as estrelas de nêutrons, densas massas de nêutrons que estavam a apenas alguns quilômetros distantes de tudo isso e cheias de massa. E aí os pesquisadores pensam que o metal pesado do universo pode ter acontecido a partir dessa interação.

O problema é que os cientistas não sabem direito de onde vieram determinados elementos que se formam rapidamente. Um artigo da Physics World explica que alguns dos cientistas pensaram que a resposta seria certos tipos de supernovas, e outros mudaram de ideia e acharam que os elementos vieram de estrelas de nêutrons que colidiram. Mas as colisões de estrelas de nêutrons não parecem acontecer com frequência o suficiente para dar conta de todo o metal.

Antes de avançarmos disso, vale apontar que essa hipótese exige fechar os olhos para muitas coisas. Primeiro, exige que buracos negros primordiais existam – ninguém chegou a descobri-los. Depois, exige que a ideia controversa de que os buracos negros primordiais contem como parte da matéria escura do universo, aquela coisa que parece ser responsável por cinco sextos da gravidade que medimos e que cientistas ainda não conseguiram detectar. No entanto, estrelas de nêutrons são reais.

Então, aqui está o que acontece: uma estrela de nêutrons encontra como um pequeno buraco negro primordial, pelo menos cem milhões de vezes mais leve do que o sol. O buraco negro é pequeno o suficiente para se instalar no meio da estrela de nêutrons e comer lentamente o seu centro, como se fosse um parasita. Isso faria com que a estrela de nêutrons girasse mais rapidamente e então “cuspisse” algo de sua matéria nuclear, sem aquecer demais. Enquanto processavam os números, viram que esse processo poderia explicar a misteriosa origem de alguns dos metais pesados cuja massa atômica, a soma de seus prótons e nêutrons, era maior que cem. Então, eles publicaram a descoberta neste mês, na Physical Review Letters.

Os pesquisadores esperam conseguir detectar as estrelas de nêutrons que implodem como kilonovas, ou explosões muito mais fracas do que a de uma supernova, o que poderia exibir o chamado processo de formação “r-process”. Especificamente, essas estrelas de nêutrons sem as ondas gravitacional poderiam ajudar a potencializar a teoria, como disseram os autores à Physics World.

Outros físicos parecem discordar com a hipótese do artigo, especificamente em relação a alguns dos números. Tim Lindenof da Ohio State University disse à Physics World que seus próprios cálculos não bateram, especificamente aqueles que mostravam as velocidades das estrelas de nêutrons muito próximas do centro da galáxia.

Novamente, essa é apenas uma hipótese, mas de vez em quando uma hipótese maluca é aquilo que você precisa para satisfazer a apetite por loucuras da física.

[PRL via Physics World]

Imagem do topo: NASA Goddard Space Flight Center via Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s