Pular para o conteúdo principal

Reciclar urina e suor de astronautas pode ser a solução para levar o homem a Marte



Em Perdido em Marte, Matt Damn usa as próprias fezes para fertilizar batatas e sobreviver no planeta vermelho. Enquanto todos sabem que o Matt Damon não é de fato um astronauta, sabemos que excremento humano é bem real – e ele pode ser um fator integral para enviar humanos a Marte em um futuro próximo.

Pesquisadores da Universidade Clemson, na Carolina do Sul, estudam como moléculas do suor e urina dos astronautas podem ser convertidos em plástico para ser usado como ferramentas dentro da nave. A equipe foca em uma linhagem de levedura chamada Yarrowia lipolytica, que os astronautas cultivariam com o carbono e nitrogênio do próprio excremento. A levedura então agiria como um “reciclador espacial”, criando óleos e gorduras que eventualmente poderiam servir de material para a produção de bioplásticos. O trabalho dos pesquisadores será apresentado esta semana no 254º Exposição e Encontro Nacional da American Chemical Society (ACS).

Se tudo correr conforme o planejado, a Yarrowia lipolytica poderá criar poliéster, o material usado naquelas roupas desconfortáveis. Mas ao longo da viagem para Marte, este plástico pode ser usado em impressoras 3D, que hipoteticamente poderão construir ferramentas sob demanda para os astronautas. Então, caso algo quebre durante o percurso – sem problemas! Um pouquinho de xixi resolve isso.



Astronautas em longas missões não poderão carregar muito equipamento extra para as viagens, já que isso faria a nave pesar mais, além de elevar a quantidade de combustível necessário para lançar a nave no espaço. Como viagens espaciais de longa duração requerem que a tribulação seja parcimoniosa com os recursos, reciclar a urina faz muito sentido – inclusive, astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) já fazem algo do tipo.

“Nós bebemos o processamento da nossa urina e suor na EEI”, explica Lelan Melvin, ex-astronauta da NASA e educador do STEAM. “Coisas como xixi, cocô e higiene são muito importantes. São as coisas básicas que – se não as fizermos direito – atrapalham a missão porque as pessoas ficam doentes. Mas por outro lado, diminui o nosso consumo pois nosso lixo vira o nosso tesouro”.

Assim como reles humanos normais, os astronautas também vão ao banheiro. O mais cedo que pudermos transformar excremento em algo útil, mais próximo estaremos de nos tornar uma espécie multi-planetária. Eba?

Imagem de topo: Paul Hudson/Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s