Pular para o conteúdo principal

O desconhecido 'Leonardo Da Vinci' inglês que era detestado por Isaac Newton


A parte inferior à direita diz: "Robert Hooke 1635-1703 nascido na ilha de Wight. Um dos homens mais engenhosos que já existiu".

Os escritores da sua época o chamavam de "desprezível", "desconfiado" e "ciumento". E Isaac Newton, o grande matemático, astrônomo e físico, o detestava tanto que após sua morte mandou queimar o único retrato que existia dele.

Apesar disso, vários historiadores do século XXI o chamam de "Leonardo (da Vinci) inglês".

Sem dúvida, Robert Hooke (1635-1703) é um homem difícil de definir.

É possível ter uma ideia de como era sua fisionomia pelo retrato feito pela pintora de história Rita Greer, em 2012, a partir de descrições escritas de Hooke.

Margeando o quadro, há nada menos que 13 especialidades, de astrônomo a arquiteto, de físico a fisiologista.

Mas talvez seja preciso destacar algumas de suas conquistas e frustrações para tentar entender a razão pela qual Hooke foi qualificado de maneiras tão discordantes.

Ficou famoso por...

Ainda que você nunca tenha ouvido falar dele, pode conhecer ao menos uma parte de seu trabalho, porque foi Hooke quem deu o nome da unidade básica da vida: a célula.


Vista ampliada de duas seções diferentes de poros de cortiça, a que Hooke chamou de células.

Deu esse nome porque porque sua forma o fez recordar das celas onde viviam monges, conhecidas como cellulas.

A palavra apareceu em Micrographia, um livro que teve um enorme êxito - que, acredita-se, tenha sido o primeiro best-seller científico da história - devido a sua linguagem simples e, em algumas partes, até engraçadas.

Além disso, as ilustrações eram gravuras espetaculares do mundo em miniatura, mostrando detalhes nunca antes vistos, maravilhas como a estrutura do gelo e da neve.


As ilustrações eram de alta qualidade, sendo várias delas enormes. (WELLCOME IMAGES)

Isso foi possível graças a uma ferramenta que naquele momento era uma novidade: o microscópio.

Hooke aprimorou a precisão do microscópio adicionando um mecanismo de enfoque de parafuso e uma fonte de luz. Antes disto, para focar algo com um microscópio era preciso mover o objeto que se estava observando.


Hooke também explicou como usar o microscópio.

Além disso, há uma lei que leva seu nome: a lei de Hooke, sobre o comportamento das molas, que permitiu o desenvolvimento dos primeiros relógios verdadeiramente precisos e se usa, entre outras coisas, na ciência de materiais e na engenharia de construção.

E fez muito mais

Hooke deixou um legado extraordinariamente amplo, que inclui o desenho de vários edifícios conhecidos de Londres.

Trabalhou com o reconhecido arquiteto Christopher Wren após o grande incêndio de Londres. Juntos, deram à cidade desde o Observatório Real de Greenwich e o Monumento ao Grande Incêndio até a Catedral de São Paulo, cuja cúpula usa um método de construção concebido por Hooke.


O hospital de Bethlem, outra de suas obras. (WELLCOME IMAGES)

Além disso...

Hooke chegou à teoria de que a luz era feita de uma onda, uma ideia que séculos mais tarde formaria a base da física por partículas do século XX e a teoria quântica.

Descobriu que a matéria se expande quando é aquecida.

Compreendeu que o ar que respiramos é formado por pequenas partículas com grandes espaços entre elas.

Seus primeiros estudos sobre madeira petrificada e outros fósseis fizeram dele um dos primeiros a se dar conta de que eram restos de seres vivos. É uma ideia que parece óbvia agora, mas que naquele momento era revolucionária.

Choque de egos

Por que então um indivíduo tão significativo não é tão conhecido?

Não era porque Hooke não era apreciado em sua época. Não somente o seu livro foi muito bem recebido como também durante muito tempo ele foi presidente da prestigiosa Royal Society, uma prova do respeito que contava no mundo científico.

Mas Hooke tinha um poderoso rival: Sir Isaac Newton.


Sir Isaac Newton, rival de Hooke (WELLCOMEIMAGES)

Os dois tiveram graves embates porque ambos queriam ser conhecidos como a mente científica mais brilhante da época.

Enquanto Hooke estava vivo, a concorrência entre ele e Newton era equilibrada. Mas, historicamente, Newton foi o vencedor, indiscutivelmente.

A tensão entre eles explodiu quando Newton publicou o seu livro "Philosophiæ Naturalis Principia", mais conhecido como Principia, em 1687, que continha sua lei da gravitação universal.

O problema era que Newton não foi o primeiro a postular sobre a força que mantinha os corpos celestiais em seu lugar.

Tratava-se de uma ideia que a comunidade científica vinha desenvolvendo ao longo de anos. E Hooke tinha sido peça chave nesse desenvolvimento, durante a década de 1670, quando observou que os planetas eram atraídos pelo Sol e que essa força era mais forte quanto mais próximos estivessem os objetos.

No entanto, foi Newton que criou a rigorosa prova matemática necessária.

Mas Hooke estava convencido de que Principia não existiria sem a sua contribuição pessoal e começou a mais amarga de suas disputa, exigindo o crédito e Newton negando-se a dá-lo.

Hooke morreu em 1703 e Newton ocupou seu cargo de presidente da Royal Society.

Dizem que Newton se esforçou para manchar a reputação de Hooke. Teria mandado retirar o único retrato que havia de Hooke, que teria sido destruído ou abandonado intencionalmente quando a Royal Society se mudou para outro prédio.

O certo é que, à medida que a boa reputação de Newton crescia, a de Hooke se deteriorava, sendo visto como um cientista amargurado que tentava ganhar crédito pelo trabalho dos outros.

A disputa contaminou mais de 200 anos de literatura histórica sobre aquele que hoje é chamado por alguns de "Leonardo da Vinci inglês".

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s