Pular para o conteúdo principal

Nova Zelândia entra na corrida espacial com foguete impresso em 3-D


Lançamento de baixo custo é sinal para redução das barreiras financeiras e logísticas na hora de ir ao espaço.

A Rocket Lab, empresa de lançamento espacial financiada pelo Vale do Silício, fez nesta quinta-feira (25) o primeiro voo de seu foguete impresso em 3-D alimentado por bateria da Península Mahia, na Nova Zelândia.

O lançamento bem sucedido de um foguete de baixo custo é um passo importante na corrida comercial para reduzir as barreiras financeiras e logísticas ao espaço, tornando a Nova Zelândia um centro espacial improvável.

"Nosso foco foi desenvolver um veículo de lançamento confiável que pode ser fabricado em grandes volumes - nosso objetivo final é tornar o espaço acessível, proporcionando uma frequência sem precedentes de oportunidades de lançamento", disse Peter Beck, fundador e presidente executivo da Rocket Lab.

A Nova Zelândia criou uma nova lei para foguetes e uma agência espacial para virar um centro espacial de baixo custo.

Quando um foguete é lançado, navios e aviões precisam ser redirecionados, limitando a oportunidade em céus populosos, o que não é um problema para a Nova Zelândia que tem apenas a Antártica ao sul. O país também está bem posicionado para enviar satélites com destino a uma órbita norte-sul em torno dos polos.

A Rocket Lab é uma das cerca de 30 companhias e agências que desenvolvem pequenos lançadores de satélite pelo mundo como uma alternativa a empresas que trabalham com lançamentos maiores ou pagar algo em torno de 50 milhões de dólares para uma serviço específico. A empresa declarou recebeu 148 milhões de dólares em financiamento e é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Os clientes da empresa incluem a Nasa, a empresa de imagens da terra Planet e as startups Spire e Moon Express. A Rocket Lab ainda fará mais dois testes antes de iniciar as operações comerciais, previstas para começarem no final deste ano.


Lançamento inaugural do foguete impresso 3-D alimentado por bateria, construído pelo Rocket Lab (Foto: Rocket Lab/Handout via REUTERS)

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/