Pular para o conteúdo principal

Agência Espacial Europeia vai mandar sua primeira sonda terrestre para Marte em 2020


As sondas terrestres marcianas são ótimas por vários motivos, talvez o mais importante seja que elas nos permitem viver a experiência marciana por meio de um pedaço de metal andando pelo Planeta Vermelho. A NASA está atualmente trabalhando em uma missão de sonda terrestre ainda sem nome agendada para 2020 e está no processo de definir o local do pouso. A Agência Espacial Europeia (ESA) também acabou de anunciar que está debatendo dois lugares para sua missão de 2020, a ExoMars, que irá buscar sinais de vida antiga.

“Embora os três lugares que estão sendo discutidos [pela ESA] nos dariam excelentes oportunidades de buscar assinaturas de antigos biomarcadores e entendermos melhor o passado mais úmido do planeta, nós podemos escolher apenas dois lugares para uma análise mais detalhada”, Jorge Vago, cientista do projeto ExoMars da ESA, disse em um comunicado à imprensa. “Ambos os lugares candidatos explorariam um período da história marciana antiga que não foi estudado em missões anteriores.”

Mapa do relevo de Oxia Planum (Imagem: NASA/JPL-Caltech/Arizona State University; analise: IRSPS/TAS-I)

Os dois locais em questão, Oxia Planum e Mawrth Vallis, ficam logo ao norte do equador e ambos apresentam depósitos geológicos que se acredita terem se formado em condições mais úmidas em algum ponto do passado distante de Marte. Além do fato de que lugares que preservaram a história antiga dos oceanos marcianos são uma ótima escolha na caça por aliens, ambas as localizações têm elevações relativamente baixas, o que permitirá à ExoMars atmosfera o bastante para ajudar a desacelerar durante sua descida com paraquedas.

Mawrth Vallis. (Imagem: ESA/DLR/FU Berlin)

Imagina-se que Oxia Planum contenha leitos de minerais ricos em argila e que, cerca de 3,9 bilhões de anos atrás, diversos rios de água passavam por essa região. A apenas algumas centenas de quilômetros de distância, Mawrth Vallis apresenta depósitos ricos em argila similares, de acordo com as observações da órbita. A ESA espera ter uma decisão final sobre a localização de pouso um ano antes do grande lançamento.

O ExoMars faz parte de uma série de missões marcianas da ESA e da russa Roscosmos State Corporation. Ano passado, o ExoMars Trace Gas Orbiter alcançou a atmosfera de Marte e logo vai começar a coletar metano e outros gases atmosféricos que podem revelar algum tipo de atividade biológica, do passado e do presente. Sua próxima iteração vai se sujar na superfície do planeta vermelho e nos mandar informações de volta para a Terra por meio do Trace Gas Orbiter. Isso, é claro, se o pouso da sonda terrestre da ExoMars em 2020 acontecer mais suavemente do que a infeliz tentativa de pouso da Schiaparelli no ano passado.

Com toda essa exploração de Marte, é melhor alguém encontrar algo bom naquele planeta. Mas sem pressão.

[ESA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/