Pular para o conteúdo principal

Morre Eugene Cernan, último homem a pisar na Lua


O ex-astronauta Gene Cernan morreu nesta segunda-feira (16), aos 82 anos. Último homem a pisar na Lua, Cernan tem um legado que perdurará, como um dos maiores exploradores da humanidade. Segundo a ABC News, o cosmonauta faleceu em um hospital em Houston, no Texas, após sofrer com problemas de saúde por algum tempo.

A NASA tweetou suas condolências na tarde desta segunda-feira, com a mensagem: “Lamentamos a morte do astronauta aposentado da NASA Gene Cernan, último homem a caminhar na Lua”.



Administrador da NASA, Charles Bolden também compartilhou uma nota sobre as contribuições de Cernan:

Como membro tripulante das missões 10 e 17 da Apollo, foi um dos dois homens a terem voado duas vezes à Lua. Comandou a Apollo 17 e estabeleceu recordes que irão durar por muito tempo, de maior voo de pouso lunar tripulado, maiores atividades extraveiculares na superfície lunar, maior retorno de amostra lunar e de maior tempo em órbita lunar.

As pegadas de Gene permanecem na Lua, e suas conquistas estão impressas em nossos corações e memórias. Seu desejo de explorar e fazer grandes coisas por esse país pode ser resumido em suas próprias palavras:

“Nós realmente estamos em uma época de desafios. Com eles, vem a oportunidade. O céu não é mais o limite. A palavra ‘impossível’ não pertence mais ao nosso vocabulário. Provamos que podemos fazer qualquer coisa que tivermos a determinação de fazer. O limite de nosso alcance é a nossa própria complacência.”

Cernan chegou à NASA vindo da Marinha, em outubro de 1963. Como piloto, registrou mais de 5.000 horas de voo e aterrissou em porta-aviões mais de 200 vezes. Foi selecionado no terceiro grupo de astronautas das NASA e estava servindo como piloto reserva da Gemini 9 quando a equipe principal morreu no acidente do NASA T-38A “901” em 28 de fevereiro de 1966. Após uma complicada mas bem-sucedida missão na Gemini 9, posteriormente voou na Apollo 10 e na Apollo 17. A natureza sem precedentes de sua carreira significou acumular numerosos recordes e muito pioneirismo, incluindo a maior velocidade já alcançada por um veículo tripulado (39.897 km/h) e o recorde não-oficial de velocidade de pouso lunar (18 km/h).

Após sua carreira na NASA, Cernan continuou como figura pública, autor, personalidade da TV e defensor das ciências. Embora seja o mais recente, esperamos que ele não seja o último homem a pisar na Lua. Tanto a Rússia quanto a China têm planos de enviar suas primeiras missões tripuladas à superfície lunar.

As últimas palavras ditas por um homem na Lua foram justamente de Cernan:

Bob, aqui é o Gene, e eu estou na superfície; e, enquanto dou o último passo de um homem na superfície, voltando para casa por algum tempo – mas acreditamos que não muito tempo no futuro –, apenas gostaria de dizer o que acredito que a história irá registrar: que o desafio de hoje dos Estados Unidos forjou o destino de amanhã do homem. E, saindo da Lua em Taurus-Littrow, saímos como chegamos e, que Deus queira, como devemos retornar, com paz e esperança para toda a humanidade. Boa sorte à tripulação da Apollo 17.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…