Pular para o conteúdo principal

Dois planetas com tamanho parecido ao da Terra são candidatos a habitáveis


Há dois meses, pesquisadores descobriram que um sistema estelar próximo tem ao menos três planetas potencialmente habitáveis. Agora eles descobriram que dois desses mundos têm ainda mais potencial de habitabilidade do que eles inicialmente pensavam.

Todos os três planetas pareciam bons candidatos quando foram descobertos em maio. Eles orbitam a mesma estrela anã, TRAPPIST-1, a apenas 40 anos-luz de distância da Terra. Todos têm mais ou menos o mesmo tamanho da Terra, e estão na zona habitável nem quente e nem fria demais capaz de suportar vida.

Em um artigo publicado na Nature, os mesmos pesquisadores determinaram que ao menos dois dos planetas são, como a Terra, planetas terrestres – com superfícies rochosas e atmosferas pequenas e compactas – em vez de gigantes gasosos como Júpiter e Saturno. “Esses planetas não são mini-gigantes gasosos, o que é uma coisa boa porque se fossem não seriam habitáveis,” explicou o autor Julien de Wit do MIT ao Gizmodo. “Nós descartamos esse cenário.


Conceito artístico da vista de um desses planetas. Via ESO/M. Kornmesser

Claro, só porque sabemos que os planetas são rochosos não significa que eles são mais parecidos com a Terra. “Eles podem ser como a Terra,” disse de Wit, “ou podem ser como Vênus, com uma atmosfera dominada por dióxido de carbono e nuvens de alta altitude, ou talvez como Marte.”

Para estudar a atmosfera dos planetas, os pesquisadores observaram eles através do telescópio Hubble conforme eles passaram em frente à estrela que orbitam. Enquanto os planetas estavam nesse chamado trânsito duplo ao redor do seu sol, os pesquisadores mediram as mudanças no comprimento de onda da luz estelar.


Animação do trânsito exoplanetário de TRAPPIST-1b e TRAPPIST-1c.
Crédito: NASA/ESA/STScI

Gigantes gasosos, como Júpiter, possuem atmosferas mais leves e difusas que não são propícias para a habitabilidade. Ao usar pequenas mudanças no comprimento de onda, os pesquisadores conseguiram visualizar a atmosfera dos planetas e descobriram que são bastante firmes ao planeta – como o esperado em um planeta rochoso. Agora eles querem observar ainda mais trânsitos dos planetas da TRAPPIST-1 para determinar com mais precisão como são essas atmosferas.

O sistema TRAPPIST-1 foi encontrado inicialmente usando um protótipo de telescópio robótico localizado no Chile. Os pesquisadores estão curiosos para saber se outras estrelas pequenas e frias podem ser lar de sistemas habitáveis parecidos. Para descobrir isso, eles vão construir mais seis telescópios adicionais – quatro deles já estão em construção e dois outros serão colocados no Chile e Marrocos – baseados nesse protótipo. Assim que os seis estiverem varrendo os céus, podemos descobrir que esses sistemas planetários potencialmente habitáveis são muito mais comuns do que pensamos.

Foto de topo: NASA, ESA e STSCI.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s