Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores descobrem observações de 1006 d.C. da supernova mais brilhante já vista



O encontro da história e astronomia é fascinante: desde pelo menos 185 d.C., a humanidade vem registrando supernovas – explosões de estrelas massivas – vistas da China, Egito, Iraque e outros países. Isso inclui a SN 1006 (supernova do ano 1006), que foi o evento estelar mais brilhante já registrado.

Três astrônomos alemães descobriram recentemente uma nova observação, documentada só agora, do estudioso árabe Ibn-Sīnā, que viveu entre os anos 980 e 1037. Ele relatou que a supernova SN 1006 ficou mais brilhante que Vênus ao longo de três meses, tanto que podia ser vista durante o dia.

Os pesquisadores R. Neuhauser, C. Ehrig-Eggert e P. Kunitzsch traduziram parte do Kitab al-Shifa (O Livro da Cura) de Ibn-Sīnā, uma grande obra de filosofia escrita por volta de 1013 e 1023. Eles encontraram descrições do evento no ano 1006:

Acontece que a queima e as chamas permanecem por um (longo) tempo, seja na forma de uma mecha de cabelo ou com uma cauda [ou seja, na forma de um cometa], principalmente no norte, mas às vezes também no sul, ou na forma de uma estrela entre as estrelas – como aquela que apareceu no ano 397 [1006-1007 no calendário gregoriano]. Ela permaneceu por cerca de três meses, ficando cada vez mais fraca até que desapareceu; no início ela era preta e verde, e depois começou a emitir faíscas o tempo todo, e então se tornou mais e mais esbranquiçada e, por fim, tornou-se mais fraca e desapareceu.


Imagem: arxiv.org

A supernova SN 1006 é amplamente documentada, com observações do Egito, Suíça, Iêmen, China e EUA (por nativos norte-americanos). Sīnā, que viveu no atual Irã, fornece outro ponto de observação.

Os pesquisadores notam que a descoberta é útil para os estudiosos de Ibn-Sīnā, para entender seu paradeiro na época; e as observações dele são úteis porque fornecem um ponto adicional de dados para outras descrições antigas.

Astrônomos antigos vêm fornecendo observações de supernovas há tempos: os chineses viram a SN 185 em 185 d.C.; e também a SN 1054, que produziu a Nebulosa do Caranguejo.

[arxiv.org, About Islam, Sputnik News]

Imagem: Observatório de raios-X Chandra

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

  1. E parece que a SN 1054 também foi registrada pelo povo Anasazi, onde um dia seria os EUA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s