Pular para o conteúdo principal

Conheça as funções das luzes externas de uma aeronave



É possível que em algum momento você já tenha se questionado, principalmente nas ocasiões de trânsito aéreo, a respeito das luzes externas que uma aeronave possui. Separamos este post para que este “problema” seja resolvido: explicaremos qual a função do sistema de Iluminação externa de uma aeronave, dividindo em três grupos básicos: Luzes de Navegação, Luzes Anti-colisão e Luzes Acessórias.
Luzes de Navegação – Essas luzes estão instaladas na ponta das asas e na cauda. Tem como objetivo mostrar a quem observa a trajetória percorrida pelo avião. Deve ser utilizada sempre em período noturno e diurno e por padrão sempre no lado esquerdo virá uma luz vermelha e do lado direito uma luz verde, além do uso de uma luz branca na parte mais afastada da cauda. Então, caso outra aeronave seja avistada ao longe, enxerga-se um clarão vermelho a sua direita e um verde a sua esquerda, isso indicará que a outra aeronave está em sentido oposto, ou seja, em risco de colisão. Já o contrário a esta situação, uma luz vermelha a esquerda e uma luz verde à direita, indica que o outro avião estará voando no mesmo sentido.




Luzes Anti-colisão – Existem duas luzes com essa função, a Beacon e o Strobe.
A “Beacon” era utilizada somente para este fim, mas atualmente também indica que uma aeronave está pronta para acionar os motores ou efetuar o push-back (ser rebocado por veículo até um ponto de táxi). Devem ser acionadas sempre antes da partida dos motores e localizam-se uma na parte superior e outra na parte inferior da fuselagem do avião.
Já o Strobe, tem função estritamente de anti-colisão, ou seja, literalmente “chamar a atenção para si”. É posicionado na ponta de cada uma das asas, junto às Luzes de Navegação, e na cauda. Sua característica é uma luminescência forte, piscando como um flash de uma câmera fotográfica. As luzes estroboscópicas devem ser acionadas assim que uma aeronave for autorizada para o ingresso de decolagem, mantida por todo o voo, e só poderá ser desligada após o pouso e ao sair da pista, ingressando no seguimento de táxi na área de manobras de um aeródromo.




Luzes Acessórias – Nesta categoria enquadram-se as luzes de auxílio ao táxi, decolagem/pouso e em alguns casos as luzes de logomarcas das empresas comerciais. Sua utilização é a critério do piloto, e podem ser aplicadas no período diurno e noturno e a depender da visibilidade local. Como padrão, as luzes de táxi, decolagem/pouso sempre serão utilizadas nos procedimentos a que são destinadas, independente da visibilidade.




FONTE: http://blog.hangar33.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça histórias de pessoas que foram abduzidas por Extraterrestres

As pessoas do mundo se dividem em dois grandes grupos e um terceiro bem pequeno.

Os dois grandes grupos são: aqueles que acham que ETs existem e aqueles que acham que ETs não existem.

Correndo por fora, existe uma minoria silenciosa que se mantém quietinha, aparentemente, porque, se essas pessoas disserem as coisas que elas sabem, ninguém acreditaria nelas.

Elas fazem parte do pequeno grupo que jura de pé junto ter feito contato com seres extraterrestres.

O fotógrafo nova-iorquino Steven Hirsch, de 63 anos, é um cara que, se não acredita nessas pessoas, pelo menos acredita no direito que elas têm de contar suas histórias do jeito que quiserem.

Por isso, ele criou um blog em que entrevista e fotografa gente que diz ter sido abduzida por alienígenas. O endereço é littlestickylegs.blogspot.co.uk.

- Eu não quero que os meus leitores tenham nenhum tipo de ideia pré-concebida sobre essas pessoas até qie eles vejam suas imagens e leiam suas palavras. Minhas entrevistas mal conseguem ir além…

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…