Pular para o conteúdo principal

China usará radiotelescópio em busca por vida fora da Terra


Aparelho que ficará pronto em 2016 será o maior do mundo, com 500 metros de diâmetro

A busca por vida inteligente fora da Terra pode avançar um degrau no ano que vem, com a ajuda de cientistas chineses. Deve ficar pronto em 2016 o maior radiotelescópio do mundo, em construção na China. O gigante de 500 metros de diâmetro, batizado de Fast (sigla em inglês para “radiotelescópio esférico com abertura de 500 metros”), será o mais eficaz em capturar mensagens no espaço, uma vez que essa capacidade é proporcional ao diâmetro da antena. Hoje, o maior aparelho do tipo é o Radiotelescópio de Arecibo, localizado em Porto Rico, com 300 metros de diâmetro.

O Fast, que começou a ser construído em 2011, marca um avanço significativo para o programa espacial chinês. Além de serem usados na procura por sinais de rádio que possam ser transmitidos por civilizações extraterrestres, os radiotelescópios auxiliam a descoberta de novos planetas e cometas. Os aparelhos podem ser usados também como estações terrestres para missões espaciais.

Cientista-chefe do projeto, Nan Redong explicou à agência de notícias estatal “Xinhua” que o radiotelescópio é uma espécie de "ouvido sensível".

— É como identificar o som das cigarras em uma tempestade — comparou.

O Fast está sendo instalado em um vale na província chinesa de Guizhou, no Sudoeste do país. A topografia do local colabora para que o aparelho sofra menos interferências de sinais de rádio originados na Terra. O radiotelescópio ficará suspenso por colunas e cabos de forma que operadores possam mudá-lo de posição e, dessa forma, façam com que sejam captados ruídos de variadas regiões do espaço.

Embora o Fast aumente as chances de captação de sinais extraterrestres, não há garantias de que isso ocorrerá. O Instituto Seti, projeto cujo objetivo é buscar vida inteligente no espaço, nunca interceptou mensagens conclusivas desse tipo, embora conte com radiotelescópios em suas pesquisas.

Diretor-geral da Sociedade Astronômica chinesa, Wu Xiangping, comemorou a proximidade de poder captar mensagens de rádio mais fracas e distantes.

— Isso vai nos ajudar a procurar vida inteligente fora da galáxia e explorar as origens do Universo — afirmou à agência de notícias estatal.

FONTE: O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s