Pular para o conteúdo principal

Nasa apresenta a Starliner, nova espaçonave para transporte de astronautas


Ilustração do projeto da Starliner - NASA

Agência espacial americana quer se livrar da dependência dos russos no envio de tripulantes para a Estação Espacial Internacional

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011, a Nasa enfrenta a incômoda situação de dependência da Rússia para o envio de astronautas para a Estação Espacial Internacional, mas o cenário deve ser revertido em breve. Nesta sexta-feira, a agência espacial americana apresentou, em parceria com a Boeing, os planos para a construção da CST-100 Starliner, sua nova espaçonave tripulada.

A CST-100 será fabricada e preparada para lançamento na Instalação de Processamento de Tripulação e Carga Comerciais, ou C3PF, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A estrutura foi utilizada por duas décadas pela Nasa para preparações e testes dos ônibus espaciais.

As obras de revitalização da C3PF estão previstas para terminarem em dezembro deste ano, mas os engenheiros já trabalham na construção da versão de testes da Starliner. Apesar de não ter previsão para ser enviada ao espaço, o modelo passará por testes contínuos que culminarão em um teste de aborto em plataforma, planejado para 2017.

Foto da área externa da C3PF, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida - Kim Shiflett / AP

O projeto da Starliner faz parte de um contrato assinado no ano passado pela Nasa com a Boeing e a SpaceX para o desenvolvimento de sistemas economicamente eficientes e seguros para o transporte de tripulação para a Estação Espacial Internacional. A ideia é que o serviço seja prestado para agência, mas também oferecido para passeios privados na órbita baixa do planeta.

— Há cem anos nós vimos o surgimento da era da aviação comercial, e hoje, com a ajuda da Nasa, estamos vendo o surgimento de uma nova era comercial no espaço — disse John Elbon, vice-presidente de Exploração Espacial da Boeing.

Para a Nasa, a principal missão da Starliner, da Boeing, e da Crew Dragon, da SpaceX, será restabelecer a capacidade americana de lançamento de astronautas para a Estação Espacial Internacional, onde são conduzidos experimentos essenciais para o projeto de enviar o homem para Marte na década de 2030.

— A espaçonave tripulada comercial é um componente essencial para a nossa jornada para Marte, e 350 companhias americanas, em 35 estados, estão trabalhando para que a maior potência da Terra possa novamente lançar os seus próprios astronautas para o espaço — disse o administrador da Nasa Charles Bolden.


Foto mostra o interior da C3PF, onde a Starliner será construída - Kim Shiflett / AP

A expectativa da Nasa é que a Starliner e a Crew Dragon sejam usadas para transportar quatro tripulantes por vez, aumentando a tripulação residente da Estação Espacial Internacional para sete, em vez dos atuais seis. Dessa forma, será possível dobrar para 80 horas semanais o tempo disponível dos astronautas para pesquisas.

A Starliner será lançada de Cabo Canaveral impulsionada por um foguete Atlas V. A torre de acesso para a tripulação e a estrutura para equipes de suporte em terra já estão sendo construídos a alguns quilômetros de distância da base de lançamento, mas apesar de a infraestrutura já estar sendo montada, o primeiro voo da Starliner e da Crew Dragon depende dos resultados dos testes.

De acordo com o contrato assinado no ano passado, a Boeing e a SpaceX terão que conduzir uma missão orbital de teste sem tripulação. Depois, uma segunda missão de teste, com astronautas, será realizada para demonstrar a capacidade de responder às demandas dos tripulantes. Só então as espaçonaves serão certificadas para missões operacionais.



FONTE: http://oglobo.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Caso Salyut-6

No dia 24 de setembro de 1984, a Revista Manchete trouxe com destaque em suas páginas uma notícia impressionante. No dia 18 de junho de 1981, o Gosplan (Ministério do Planejamento da ex-URSS) convocou uma reunião extraordinária. Na ocasião estavam presentes diversos ufólogos, cosmonautas e autoridades soviéticas, inclusive militares. Seu moderador foi o próprio chefe do programa espacial soviético, General Georgi Timofeevict Beregovoy. Ao seu lado estava Vladimir Kovalyonok, o cosmonauta que, em companhia de Viktor Savinikh, permanecera 77 dias no espaço, a bordo da estação Salyut-6, em 1981. Na reunião, os cosmonautas teriam declarado que a Salyut-6 fez contato com uma nave de origem desconhecida durante 4 dias (com interrupções) que orbitou junto com ela, a uma distância de 400 km de nosso planeta. O evento teria envolvido os astronautas, Kovalyonok e Savinikh, e três seres desconhecidos a bordo do veículo misterioso que tinha a forma de uma esfera e apenas a metade do tamanho ...