Pular para o conteúdo principal

Espaço-tempo é gerado pelo entrelaçamento quântico?


O Princípio Holográfico propõe que o universo tridimensional que conhecemos surgiu de uma superfície externa que continha em duas dimensões tudo o que é necessário para descrevê-lo. [Imagem: Hirosi Ooguri]

Dimensões adicionais

Um trabalho de uma equipe de físicos e matemáticos deu um passo significativo em direção à unificação da relatividade geral com a mecânica quântica.

Para a equipe, não apenas não há incompatibilidade entre as duas teorias, como o próprio espaço-tempo, conforme descrito por Einstein, emerge do emaranhamento quântico, o estranho comportamento das partículas quânticas de que Einstein gostava tão pouco.

O emaranhamento quântico - ou entrelaçamento quântico - é um fenômeno pelo qual estados como o spin ou a polarização de partículas localizadas em diferentes pontos do espaço não podem ser descritos de forma independente. Assim, mexer em umas das partículas - fazer uma medição de suas propriedades - vai imediatamente alterar a outra partícula entrelaçada, algo que Einstein ironizou chamando o fenômeno de "ação fantasmagórica à distância".

Jennifer Lin e seus colegas estão propondo agora - e demonstraram seus argumentos de forma bastante firme - que é justamente esse entrelaçamento quântico que gera as dimensões adicionais da teoria gravitacional.

Espaço pode ser formado por "átomos de espaço"
Universo Holográfico

Os argumentos se fundamentam no chamado "Princípio Holográfico", que vem ganhando sustentação por um número cada vez maior de físicos.

O Princípio Holográfico afirma que a gravidade de um volume tridimensional pode ser descrita pela mecânica quântica na superfície bidimensional que envolve esse volume - é matematicamente possível explicar as três dimensões do volume a partir das duas dimensões da superfície.

Vivemos em um Universo Holográfico? Holômetro vai responder
Mas havia uma dificuldade: faltava compreender os mecanismos precisos que eventualmente permitiram o surgimento do volume interno a partir da superfície externa.

Foi isto que agora foi feito por Jennifer e seus colegas das universidades de Chicago e de Tóquio, que encontraram uma forma de mostrar que o entrelaçamento quântico é a chave para resolver esta questão.


Jennifer Lin descobriu uma ponte entre a mecânica quântica e a relatividade geral usando o modelo do Universo Holográfico. [Imagem: UChicago]

Densidade de energia

Usando uma teoria quântica (que não inclui a gravidade), Jennifer mostrou como calcular a densidade de energia, que é uma fonte de interações gravitacionais em três dimensões, usando apenas dados do entrelaçamento quântico na superfície do holograma cósmico.

Em uma comparação mais simples, isto é análogo a diagnosticar as condições no interior tridimensional do seu corpo olhando para imagens de raios X em folhas bidimensionais.

Isto permitiu interpretar propriedades universais do entrelaçamento quântico como sendo condições para a densidade de energia que devem ser satisfeitas por qualquer teoria quântica da gravidade que se queira consistente, sem realmente incluir explicitamente a gravidade na teoria.

"Nosso artigo lança uma nova luz sobre a relação entre o entrelaçamento quântico e a estrutura microscópica do espaço-tempo através de cálculos explícitos. A interface entre a gravidade quântica [o trabalho dos físicos] e ciência da informação [o trabalho dos matemáticos] está-se tornando cada vez mais importante para ambos os campos," disse o professor Hirosi Ooguri, orientador do trabalho.

Curiosamente, há poucos dias, outra equipe usou a gravidade, conforme descrita por Einstein, para chegar até os comportamentos estranhos descritos pela mecânica quântica.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s