Pular para o conteúdo principal

Nanomáquinas e suas antenas de luz


Representação esquemática dos feixes ópticos gerados pelas nanoantenas cúbicas, que prometem uma nova etapa no desenvolvimento de circuitos nanoeletromecânicos.[Imagem: D. Sikdar/M. Premaratne/Monash University]

Nanoantenas

Os biochips, ou microlaboratórios, já estão sendo usados em várias aplicações, incluindo a realização de exames de laboratório e a fabricação de radiofármacos,

Esse potencial de aplicação ficou agora ainda mais amplo com o desenvolvimento de nanoantenas cúbicas capazes de gerar feixes de luz muito estreitos e perfeitamente direcionados.

A luz é essencial no interior dos microlaboratórios porque é sua interação com as moléculas dos materiais sendo analisados que permite avaliar a segurança de alimentos, a toxicidade de fármacos, identificar poluentes do ar ou as células de um câncer.

Os nanocubos são dispostos em uma cadeia, com o espaçamento entre eles podendo ser ajustado para tornar o feixe de luz mais fino - conforme a separação entre os nanocubos aumenta, a largura angular do feixe se estreita e sua direcionalidade melhora.

NEMS

A novidade está sendo saudada como o elemento que faltava para viabilizar os NEMS - sigla em inglês para sistemas nanoeletromecânicos.

Os MEMS (sistemas microeletromecânicos), ou micromáquinas, já são uma realidade em inúmeras aplicações, das impressoras a jato de tinta até os acelerômetros dos celulares e giroscópios. A expectativa era que, com o advento da nanotecnologia, os MEMS pudessem rapidamente virar NEMS - ou nanomáquinas, 1.000 vezes mais miniaturizadas - mas diversos entraves técnicos têm feito esse avanço mais difícil do que se imaginava.

Esta nova forma de manipular a luz dentro dos chips representa a remoção de um dos maiores dentre esses entraves.

"Estas nanoantenas unidirecionais são adequadas para biossensores baseados em óptica integrada para detectar proteínas, DNA, anticorpos, enzimas etc, em plataformas verdadeiramente portáteis do tipo laboratório em um chip," disse Debabrata Sikdar, da Universidade Monash, na Austrália.

"Elas também podem potencialmente substituir as interconexões [de cobre] no interior dos circuitos integrados pela transmissão de sinais ópticos dentro e entre os chips, para garantir um processamento de dados ultrarrápido, minimizando o aquecimento do dispositivo," acrescentou Sikdar.

Se esta última possibilidade - a substituição das interconexões de cobre pela luz - se mostrar realmente factível, as nanoantenas entram prontamente no páreo para viabilizar os processadores fotônicos.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s