Pular para o conteúdo principal

Exoluas poderiam ser mais prováveis de abrigar a vida do que planetas como a Terra, alega cientistas


Representação artística de uma possível lua de planeta gigante gasoso, a qual, segundo a Dra. Sarah Ballard, poderia abrigar a vida.

Muitos dos planetas descobertos em outros locais de nossa galáxia não são como a Terra, porém mais parecidos com Júpiter.
Tais gigantes gasosos, pelo que sabemos, não são planetas hospitaleiros para a vida, mas agora foi sugerido que as luas destes planetas poderiam ser habitáveis.
Se for confirmada, a tese sugeriria que estes locais poderiam ser fontes predominantes de vida no Universo, e não os mundos como a nossa própria Terra.
A ideia foi discutida pela Dra. Sarah Ballard, da Universidade de Washington em Seattle, num programa de rádio chamado de The Takeaway.
Ela explicou como planetas do tamanho de Júpiter, situados nas zonas habitáveis de uma estrela – onde as condições são ideais para a água no estado líquido, e talvez vida – são mais comuns do que mundos rochosos únicos como a Terra.
Se mesmo alguns destes planetas do tamanho de Júpiter tiverem luas, eles poderiam ser locais predominantes de vida no Universo, disse ela.
Em particular, ela focou no mundo de Upsilon Andromedae d, um exoplaneta gigante gasoso com o tamanho aproximado de 10 vezes a massa de Júpiter, localizado a 44 anos luz da Terra.
Apesar de não se considerar que o planeta em si seja habitado, é possível que uma lua em sua órbita – conhecida como exolua – poderia ser.
E se você pisar na superfície de uma dessas luas, você veria “lindas nuvens tumultuosas no planeta Joviano” e “atividades de nuvens incrivelmente complexas“, de acordo com a Dra. Ballard
Até agora, nenhuma exolua foi descoberta, mas dado ao fato de que seis de oito planetas em nosso sistema solar possuem luas, a maioria dos astrônomos considera isso como uma inevitabilidade, ao invés de uma possibilidade, de que uma lua será encontrada.
Poderia ser possível encontrar uma dessas luas nos dados coletados pelo telescópio espacial Kepler da NASA, ou poderá ser necessário esperar por um ‘caçador de planetas’ mais poderoso ser colocado em produção, tal como o Tess, Transiting Exoplanet Survey Satellite, que será lançado em 2017
Encontrar exoluas é um pouco problemático, pois suas massas e tamanhos são muito menores do que seus planetas anfitriões.
Uma técnica para encontrá-la, que poderá obter sucesso, é a microlente gravitacional, que usa uma estrela de fundo para ampliar uma mais distante.
A chance de alinhamento poderia revelar exoplanetas ao redor de uma estrela, e poderia possivelmente ser até mesmo usada para localizar uma lua em órbita. E somos capazes de descartar certos planetas – aqueles que estão muitos próximos de suas estrelas mãe, como Mercúrio e Vênus em nosso próprio sistema solar, que são incapazes de capturar luas naturais em suas órbitas.
Mas descobrir se as luas são comuns em nossa galáxia será chave para a procura pela vida, e poderia sinalizar uma mudança nas metas dos caçadores de planetas num futuro próximo.
“O fato de residirmos num pedaço único de rocha, orbitando sem um planeta irmão maior, poderia ser relativamente anormal“, adicionou a Dra. Ballard.

FONTE: www.dailymail.co.uk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s