Pular para o conteúdo principal

Telescópio robótico vai caçar exoplanetas pequenos e próximos


Em vez dos muito mais caros telescópios construídos sob encomenda, os engenheiros preferiram usar telescópios comerciais de boa qualidade montados para trabalhar em conjunto. [Imagem: ESO/R. West]

Exoplanetas em trânsito

O conjunto de telescópios NGTS (Next-Generation Transit Survey) viu suas primeiras luzes no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile.

Este projeto procurará exoplanetas em trânsito - planetas que passam à frente da sua estrela em relação à Terra, gerando com isto uma pequena diminuição do brilho estelar, que pode ser então detectada por instrumentos muito sensíveis.

O foco dos novos equipamentos será a descoberta de planetas do tamanho de Netuno e menores, com diâmetros entre duas e oito vezes o da Terra.

O NGTS é um sistema de observação de campo largo - enxerga grandes porções do céu - composto por uma rede de doze telescópios, cada um com uma abertura de 20 centímetros. Em vez dos muito mais caros telescópios construídos sob encomenda, os engenheiros preferiram usar telescópios comerciais de boa qualidade montados para trabalhar em conjunto.


Em lugar do tradicional domo hemisférico, o conjunto de telescópios robóticos é acomodado em um galpão com teto retrátil. [Imagem: ESO/R. West]

Como estudar exoplanetas

O NGTS foi projetado para operar em modo robótico e irá monitorar de forma contínua o brilho de centenas de milhares de estrelas. Ele deverá atingir um nível de precisão na medição do brilho das estrelas - um em um milhão - nunca antes alcançado por instrumentos de rastreio de campo largo operando em terra.

O telescópio espacial Kepler, da NASA - agora rebatizado de K2 depois de defeitos em seu sistema de orientação - atinge uma precisão maior nas medições dos brilhos estelares, mas estuda uma região do céu menor que o NGTS. A expectativa é que o NGTS encontre pequenos exoplanetas mais brilhantes e, por isso, mais adequados a um estudo detalhado de suas atmosferas.

Planetas pequenos suficientemente brilhantes permitem que se possa medir a sua massa. A partir daí é possível deduzir sua densidade, que por sua vez dá informações sobre a composição dos planetas.

Poderá também ser possível investigar a atmosfera dos exoplanetas durante o trânsito, já que, nesse momento, parte da radiação estelar passa através da atmosfera do planeta - caso ele possua uma - deixando uma assinatura passível de ser detectada. Até agora, apenas algumas observações deste gênero foram feitas, mas espera-se que o NGTS revele muito mais alvos potenciais.


Foto temporizada mostra o funcionamento automático dos telescópios. [Imagem: ESO/R. West]

Exoplanetas pequenos e próximos

"Estamos muito entusiasmados com a perspectiva de começar a procurar planetas pequenos em torno de estrelas próximas. As descobertas do NGTS, e as subsequentes observações por outros telescópios no solo e no espaço, constituirão um importante passo adiante no estudo de atmosferas e composições de pequenos planetas como a Terra," disse Peter Wheatley, um dos líderes do projeto.

O consórcio NGTS é composto pelas universidades Warwick, Queen's de Belfaste, Leicester, Cambrigde, todas no Reino Unido, além das universidades de Genebra, na Suíça e DLR Berlim, na Alemanha.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s