Pular para o conteúdo principal

Alemanha constrói supercérebro em 3D



Por Gizmodo Brasil

Para você, o que é pensar o futuro? Claro que, à medida que a tecnologia evolui, as respostas são infinitas. Boa parte dessa perspectiva requer certa dose de inteligência e também usufruir dos benefícios que estão à nossa disposição em cada era. Afinal, nada seríamos se não fosse a inteligência dos nossos ancestrais ao descobrir o fogo e desenvolver ferramentas para auxiliar o dia a dia daquele mundo tão remoto quanto surpreendente.

Talvez nossos ancestrais não tivessem um plano tão grandioso em mente. Milhares de anos à frente, aqui em 2015, nossos estudos de evolução caminham cada vez mais complexos e abrangentes, com objetivos traçados como nunca antes imaginados. Caso do trabalho que a professora doutora em medicina Katrin Amunts está desenvolvendo no Centro de Supercomputação Jülich, na Alemanha. O estudo, chamado The BigBrain, consiste no desenvolvimento do primeiro modelo 3D em resolução altíssima do cérebro humano, com o objetivo de redefinir o mapeamento da neuroanatomia tradicional e apoiar os avanços na neurocirurgia.

Não só essa pesquisa vem sendo desenvolvida por lá: trabalhos de outros campos, como física fundamental, ciência da vida, mudanças climáticas e energia evoluem em simulações complexas e rápidas, sob uma infraestrutura tecnológica poderosa.

No caso do projeto BigBrain, a infraestrutura de armazenamento é fornecida pelo sistema inovador x GPFS Storage Server, que tem uma capacidade de 7 Petabytes usáveis para armazenamento, uma largura de banda de entrada e saída de até 200 GB/s e um software de armazenamento GPFS Native Raid especialmente desenvolvido para ele.

Há uma grande equipe técnica que administra esse sistema, para o qual o centro não poupou esforços, tampouco investimentos. Pelo bem da ciência, todo o esforço tem valido a pena. “No nosso sistema convencional anterior”, diz o especialista do Jülich Lothar Wollschläger, “levávamos 12 horas para reconstruir apenas um disco de 1 TB. Nosso novo sistema x GPFS Storage Server nos permite fazer o mesmo em apenas uma hora, garantindo um acesso consistente e ultra rápido a enormes volumes de dados para as simulações”.

Toda essa infraestrutura do Centro de Supercomputação Jülich foi desenvolvida pela Lenovo, que acompanha constantemente o andamento da tecnologia de seus produtos – há um estudo mais aprofundado sobre o Jülich logo aqui (em inglês).

Fazer parte do futuro é sempre instigante; talvez seja um enigma que nos leva a outros maiores. E assim sucessivamente. Por isso, retomamos a pergunta que fizemos lá em cima: para você, o que é pensar o futuro? Aqui já demos uma das inúmeras respostas. Embarque nessa jornada e deixe nos comentários a sua.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s