Pular para o conteúdo principal

Este planetário inflável leva você até o céu noturno



Na estrada A13 de Londres, no final de novembro, havia uma esfera estranhamente brilhante embaixo do viaduto sempre congestionado, cercada por uma multidão de pessoas que pareciam entrar e sair da bolha se arrastando.

O evento, chamado Light Night Canning Town, reuniu artistas e amadores para construir instalações baseadas na luz. Muitas delas ficaram ao longo da A13. A segunda edição do evento aconteceu no fim do ano e incluiu este projeto maravilhosamente legal do estúdio londrino de design Loop.pH.

Ele se chama Osmo e é um casulo inflado pneumaticamente feito de mylar — o mesmo material utilizado como isolante em cobertores de emergência e naves espaciais.





Os visitantes puderam rastejar no Osmo, inflado abaixo da A13, graças a uma entrada com zíper. Então era hora de sentar sob as estrelas, projetadas na superfície de quase 9 metros de altura usando lasers.

E as luzes eram precisas? Mathias Gmachl, do Loop.pH, me disse que as projeções se baseiam, de fato, no céu real. A equipe de design usou este mapa da In the Sky, que registra 88 constelações “plotadas em uma grade retangular de ascensão reta – a longitude celeste – e declinação – a latitude celeste,” de acordo com o site.





Isso significa que eles tinham que projetar o mapa retangular 2D em um objeto aproximadamente esférico. Foi o que eles fizeram, usando o programa de modelagem 3D Rhino e o software de desenho paramétrico Grasshopper. O modelo final acabou ficando assim:



Então, obviamente, não é uma representação perfeitamente realista de como vemos o céu noturno: é como se você fosse a própria Terra, capaz de olhar para cima, para baixo, ou qualquer outra direção, sem se preocupar com o horizonte, com estações ou quaisquer outros fatores.



Não é uma se fosse uma ciência exata — e, para uma instalação projetada para divertir pessoas, está de bom tamanho. O Loop.pH chamou o projeto de Osmo, mas também deu um subtítulo: Um guia para iniciantes sobre como construir o cosmos. Isso é uma maneira ainda mais precisa de descrevê-lo: um diagrama fragmentado da nossa galáxia, desdobrando-se ao nosso redor.



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s