Pular para o conteúdo principal

Índia lança foguete com módulo para astronautas


O foguete tem capacidade para lançar um módulo tripulado ou satélites de grande porte. [Imagem: ISRO]

Cápsula para astronautas

A Índia lançou com sucesso seu foguete GSLV MK-III, capaz de colocar em órbita uma cápsula tripulada ou satélites de grande porte.

O foguete, de 630 toneladas e 42,4 metros de altura, tem capacidade para transportar até quatro toneladas de carga útil.

No teste inicial, o foguete levou ao espaço nada menos do que um módulo para astronautas, chamado CARE (Crew module Atmospheric Re-entry Experiment), que pesa 3.775 kg.

Além de testar o foguete, o principal objetivo do lançamento foi testar a capacidade de reentrada do módulo Care e sua descida no oceano com pára-quedas.

Segundo a Isro, a agência espacial indiana, o módulo separou-se como previsto, a uma altitude de 126 km e reentrou na atmosfera com sucesso, descendo na Baía de Bengala 20 minutos e 43 segundos após o lançamento.

O MK-III possui dois foguetes laterais, chamados S-200, cada um com 207 toneladas de combustível sólido. Eles se separaram 153,5 segundos após o lançamento. O módulo principal do foguete, chamado L110, impulsionado por combustível líquido, foi acionado 120 segundo após o lançamento, quando os dois foguetes S-200 ainda estavam funcionando, e levou o módulo Care até a órbita desejada.

Segundo a Isro, o teste foi um passo essencial rumo a um voo tripulado, ainda sem data marcada.


A cápsula espacial Care tem capacidade para dois ou três astronautas, dependendo da configuração e da missão. [Imagem: ISRO]

Programa espacial ativo

A Índia possui um dos programas espaciais mais ativos do mundo, contando com 16 mil engenheiros e cientistas e um orçamento estimado em US$ 1 bilhão.

Em outubro de 2009, o país lançou sua primeira sonda lunar, chamada Chandrayaan-1, que encontrou uma concentração de moléculas de água na Lua maior do que a esperada.

Há cerca de um ano, foi a vez da primeira sonda marciana, chamada Mangalyaan, que entrou em órbita de Marte com sucesso em setembro passado, um feito que só havia sido alcançado por EUA, Rússia e Europa - e ainda assim, com um sucesso de apenas 50% em todas as tentativas.

Neste momento, todos os olhos estão voltados para os resultados da Mangalyaan, que possui instrumentos que poderão confirmar ou não os dados recentes da NASA, que mostraram picos de emissão de metano em Marte.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz ...

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar...

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/