Pular para o conteúdo principal

Mapeamento subterrâneo descobre vários monumentos próximos ao Stonehenge



Os mistérios do Stonehenge costumam ser revelados por métodos pouco convencionais – como quando esqueceram de regar o gramado, ou ao bater em suas pedras com quartzo. Neste novo caso, foram necessários quatro anos de observação no local. Uma nova expedição subterrânea revelou enormes e complexos monumentos neolíticos desconhecidos na região do Stonehenge, incluindo uma “super stonehenge”.

O Projeto da Paisagem Escondida do Stonehenge passou os últimos quatro anos vasculhando a área ao redor do Stonehenge com radar que penetra o solo e magnetômetros guiados por GPS. Sem pegar em nenhuma pá, os arqueólogos mapearam o solo a até 3,2 km de profundidade com detalhes extraordinários. Eles olham para o chão – mas com ferramentas de alta tecnologia.



Entre as centenas de coisas que foram mapeadas estão 17 novos monumentos neolíticos, todos datados do mesmo período do Stonehenge, de cerca de 5.000 anos atrás. Esses poços e valas, marcados por buracos, muitas vezes parecem ser astronomicamente importantes.

Lá está o Cursus, por exemplo, um espaço retangular com cerca de três quilômetros de comprimento 90 metros de largura. Dois poços dentro do Cursus parecem estar alinhados com o nascer e o pôr do sol no solstício de verão quando visto pelo Stonehenge. Juntos, os monumentos sugerem que o Stonehenge é o remanescente mais óbvio de um completo de estruturas com importância para rituais.

A expedição também descobriu fatos surpreendentes sobre estruturas conhecidas, como as Durrington Walls, um banco de terra que envolve um perímetro de 1,6km. Debaixo de uma parte dessa terra, os arqueólogos encontraram mais 50 pedras enormes, com 30 metros cada uma, formando um “superhenge”. “É um monumento histórico gigante que ninguém conhecia”, diz um dos diretores da investigação, o Professor Vince Gaffney, à Nature. A estrutura, que dá de frente para o Rio Avon, pode ter alguma conexão de ritual com as águas.



Os pesquisadores encontraram dezenas de monumentos na região do Stonhenge

Um especial de duas partes sobre o projeto será exibido pela BBC, no Reino Unido, e no Smithsonian Channel, nos EUA. A Smithsonian Magazine visitou o sítio do estudo, onde tratores empurravam radares de penetração do solo “como cortadores de grama de alta potência” e outros veículos “arrastavam os sensores de magnetômetro em cadeias longas”. Essa é a arqueologia moderna: nada de pás, e sim muitos equipamentos e dados.

FONTE: GIZMODO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s