Pular para o conteúdo principal

O exoplaneta sumiu: nova técnica elimina falsos positivos


São esses os dados que os astrônomos analisam quando procuram por exoplanetas - o chamado espectro das estrelas.[Imagem: Paul Robertson et al. - 10.1126/science.1253253]

O planeta sumiu

Aquele que foi apontado como o primeiro exoplaneta na zona habitável a ser descoberto provavelmente nunca existiu.

O Gliese 581d - "d" indica o quarto planeta descoberto em torno da estrela Gliese 581 - foi descoberto em 2007 por meio de uma técnica chamada velocidade radial, que calcula o "balanço" que a gravidade dos planetas induz em suas estrelas.

Agora, Paul Robertson e seus colegas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, melhoraram a técnica de análise dos dados coletados de cada estrela - o seu espectro eletromagnético - de forma a levar em conta as atividades da própria estrela em seu "balanço".

O algoritmo reforçou o sinal dos planetas que realmente existem, e sumiu com os sinais que os pesquisadores chamam de "falsos positivos" - entre eles o Gliese 581d e seu vizinho "g" - o g até então era considerado apenas um "candidato a planeta", um sinal que chamou a atenção dos astrônomos, mas ainda sem confirmação.

Novas técnicas

A equipe espera que seu novo algoritmo seja utilizado por outros pesquisadores para checar outras estrelas e seus planetas, levando tanto à melhoria da técnica de análise que eles estão propondo, quanto ao descarte de outros falsos positivos.

O algoritmo agora apresentado poderá ser melhorado, por exemplo, checando seus resultados com os exoplanetas descobertos por outras técnicas, como o trânsito, que mede a variação da luz da estrela quando o planeta passa à sua frente em relação à Terra, e a microlente gravitacional, a técnica que permite a descoberta dos menores exoplanetas, mais ou menos do tamanho da Terra.

Ainda não é possível estimar o quanto os resultados impactarão na população conhecida de exoplanetas porque a nova técnica de análise tanto elimina os falsos positivos, quanto reforça os sinais reais, o que poderá promover vários candidatos a planetas de fato.

Não é a primeira vez que exoplanetas pretensamente descobertos são apagados dos registros. O Fomalhaut b, por exemplo, considerado o primeiro exoplaneta a ser fotografado, mostrou ser nada além de uma bolha de poeira.

Instrumentos mais recentes, como o Sphere, instalado do VLT, e o GPI, instalado no telescópio Gemini Sul, também vão ajudar a eliminar as dúvidas e reforçar as descobertas porque vão fotografar diretamente os planetas.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s