Pular para o conteúdo principal

Concurso mundial escolherá nomes para exoplanetas


União Astronômica Internacional abrirá um concurso para batizar exoplanetas recém-descobertos

Voltando às origens

Pela primeira vez, a União Astronômica Internacional (IAU) organizará um concurso mundial para que o público possa batizar estrelas e seus exoplanetas recém-descobertos.

Objetos celestes têm sido batizados há milênios - geralmente por seus descobridores - muito antes que existisse qualquer sistema científico de nomenclatura.

Porém, quando a IAU foi criada, em 1919, os astrônomos profissionais delegaram à instituição a tarefa de dar "nomes científicos oficiais" aos corpos celestes que fossem descobertos a partir de então.

O resultado é um amontoado de letras e números sem nenhum significado linguístico, sem referências culturais ou literárias e, sobretudo, distanciando-se cada vez mais dos nomes populares pelos quais os astros e constelações pré-IAU continuam sendo conhecidos.

Agora a entidade parece que vai sair um pouco da torre de marfim, segundo ela própria "em resposta ao aumento do interesse do público em fazer parte das descobertas na astronomia".

Na verdade, o público nunca se desinteressou pela astronomia, uma preocupação central da maioria das civilizações, a nossa não sendo uma exceção. E parte significativa das descobertas na área é feita ainda hoje pelos assim chamados "astrônomos amadores", aqueles que fazem astronomia sem receber salário.

Batismo de planetas

Os nomes para os planetas extrassolares deverão ser propostos por clubes de astronomia e organizações sem fins lucrativos interessadas em astronomia, e as propostas serão votadas pelo público de todo o mundo.

O concurso de batismo cósmico inicial envolverá uma lista de 305 exoplanetas bem caracterizados, descobertos antes de 31 de dezembro de 2008.

Estes exoplanetas pertencem a 260 sistemas exoplanetários, compreendem entre 1 e 5 membros, além da sua estrela hospedeira.

O site para que as instituições e clubes de astronomia possam se cadastrar deverá entrar no ar em Setembro. Mas as sugestões deverão seguir um conjunto estrito de regras que a IAU preparou. E cada grupo terá permissão para sugerir nome para apenas um exomundo.

A votação do público começará em Março de 2015.

A iniciativa conta com o apoio do Zooniverse, um portal de ciência cidadã que surgiu a partir do projeto Galaxy Zoo e agora abriga dezenas de projetos que permitem que voluntários participem de pesquisas científicas.

Mais detalhes no site NameExoWorlds, no endereço www.nameexoworlds.org.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s