Pular para o conteúdo principal

Luz agora pode ser guiada em qualquer direção


Estruturas baseadas nos quasicristais estão sendo usadas para manipular a luz como se ela fosse água. [Imagem: Paul Steinhardt Group]

Primeiro os cientistas fizeram a luz fluir por ruas ópticas, depois ensinaram-na a fazer conversões em U e, finalmente, a guiar por caminhos complexos.

Com a ajuda dos metamateriais, já existe até um componente óptico que decide para onde virar a luz.

O supra-sumo dessa tecnologia parece ter emergido agora, na forma de um material que guia a luz em qualquer direção.

A aparente mágica é possível graças a um novo tipo de cristal fotônico criado por Weining Man e seus colegas da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos.

Cristais fotônicos

Normalmente os cristais fotônicos são superfícies com padronagens altamente ordenadas, feitas em nanoescala.

Existem materiais naturalmente fotônicos, como os que geram a iridescência nas asas de borboletas e outros insetos.

Mas os materiais fotônicos artificiais geralmente se baseiam na reflexão da luz em camadas de estruturas cristalinas, como os cristais de silício, sobre os quais são esculpidas redes geometricamente precisas.

A novidade é que Weining Man fabricou um cristal fotônico cuja estrutura é desordenada, o que permite fugir da padronização geométrica tradicional.

Usando bastões de alumínio para criar um labirinto precisamente projetado, Man criou o que ela chama de estrutura fotônica desordenada hiperuniforme.

Ao contrário da estrutura precisa de um cristal, o material é desordenado e, portanto, não se limita a uma simetria rotacional específica - como a encontrada nos azulejos do banheiro, por exemplo.

Isto significa que esse novo tipo de cristal fotônico pode ser construído para ser isotrópico, ou seja, ter a mesma aparência em todas as direções.


O novo material é uma "estrutura fotônica desordenada hiperuniforme." [Imagem: Weining Man et al./Optics Express]

Canalizando a luz

Esta combinação de características, afirma Man, "cria uma plataforma de forma livre, de maneira que podemos escolher qualquer tipo de flexão ou curva para dirigir o fluxo da luz."

Como o material é idêntico em todas as direções, ele tem as mesmas propriedades fotônicas em todas as direções.

Assim, o novo material permite guiar a luz de forma arbitrária, seja em rotas curvas e onduladas, seja em guinadas "secas" nos graus desejados.

Embora aplicações práticas desse novo tipo de cristal fotônico estejam distantes, sua fabricação é uma demonstração de que o conceito de luz canalizada não é assim tão inalcançável.

Além de painéis solares mais eficientes e novas tecnologias de telas e monitores, esses guias de luz de formato livre poderão ser incorporados no interior de outros materiais, permitindo construir circuitos ópticos para processamento de sinais e telecomunicações.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

  1. Parabens ao excelente trabalho de estudos e informaçoes, abraços
    Daniel Soares

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s