Pular para o conteúdo principal

Astrônomos apressados não encontram sinais de vida alienígena


Lembrando aranhas, as antenas do radiotelescópio MWA são dispostas em grupos.
[Imagem: Dragonfly Media]

FM cósmica

Uma campanha de observação de busca por inteligências extraterrestres (SETI: search for extraterrestrial intelligence) terminou sem encontrar vestígios dos ETs.

Ou, pelo menos, qualquer inteligência extraterrestre que calhe de viver no ponto do céu vasculhado pela equipe não encontrou nas frequências de FM um meio adequado para enviar comunicações de longa distância.

E os professores Chenoa Tremblay e Steven Tingay também não parecem muito pacientes: enquanto o Projeto SETI tradicional, atualmente sediado na Universidade de Berkeley, trabalha há mais de 40 anos analisando dados, a dupla australiana anunciou seus resultados depois de 17 horas de observações.

A dupla usou um radiotelescópio experimental, chamado MWA (Murchison Widefield Array), captando emissões de rádio similares às das rádios FM terrestres.

O detalhe é que precisariam ser emissões extremamente poderosas, consideradas pela dupla como "tecnoassinaturas" - para comparação, as transmissões de uma rádio FM terrestre têm um alcance de poucas dezenas de quilômetros.

"O MWA é um telescópio único, com um campo de visão extraordinariamente amplo, que nos permite observar milhões de estrelas simultaneamente. Observamos o céu ao redor da constelação da Vela por 17 horas, olhando mais de 100 vezes mais amplo e mais profundamente do que já havia sido feito. Com este conjunto de dados, não encontramos tecnoassinaturas - nenhum sinal de vida inteligente," disse a professora Chenoa Tremblay.

"E, embora este tenha sido um estudo realmente grande, a quantidade de espaço que examinamos foi o equivalente a tentar encontrar algo nos oceanos da Terra, mas procurando apenas em um volume de água equivalente a uma grande piscina de quintal. Como não podemos realmente supor como possíveis civilizações alienígenas podem utilizar a tecnologia, precisamos pesquisar de muitas maneiras diferentes. Usando radiotelescópios, podemos explorar um espaço de busca em oito dimensões," disse o professor Steven Tingay.


Diversos grupos de antenas formam o radiotelescópio inteiro - seu sucessor cobrirá dois continentes.
[Imagem: ICRAR/Curtin University]

Bilhões em equipamentos e uma pitada de paciência

O radiotelescópio MWA é na verdade um precursor do longamente esperado SKA (Square Kilometre Array), um projeto orçado em €$1,7 bilhão que terá antenas espalhadas na Austrália e na África do Sul - em termos de "potência", é como se o MWA fosse do tamanho de uma cidade e o SKA do tamanho da Terra.

Com tal equipamento, o que se espera é que os astrônomos não queiram decidir a questão sobre a identificação de inteligências extraterrestres em apenas 17 horas de observação, em uma única frequência, e focando em um único ponto do espaço.

Bibliografia:

Artigo: A SETI Survey of the Vela Region using the Murchison Widefield Array: Orders of Magnitude Expansion in Search Space
Autores: Chenoa D. Tremblay, Steven J. Tingay
Revista: Publications of the Astronomical Society of Australia
DOI: 10.1017/pasa.2020.27
Link: https://arxiv.org/abs/2009.03267

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s