Pular para o conteúdo principal

Vênus pode ter vulcões ativos


Imagem do pico vulcânico Idunn Mons, criada usando dados da Venus Express. Crédito: NASA

Por Ryan F. Mandelbaum

Experimentos em laboratório mostram evidências de que Vênus pode estar vulcanicamente ativo.

A Terra é o único planeta com vulcões ativos conhecidos (embora a lua Io de Júpiter seja bastante vulcanicamente ativa). Quanto a Vênus, uma espaçonave chamada Venus Express orbitou o planeta de 2006 a 2014 e coletou dados, mas observar diretamente a atividade vulcânica na superfície é difícil por causa de sua atmosfera espessa.

Um novo experimento de laboratório demonstrou que uma das observações da sonda poderia ser explicada pela atividade vulcânica de um dia que altera as rochas chamadas olivina.Os cientistas já haviam encontrado evidências de vulcões e fluxos de lava na superfície de Vênus, mas não conseguiam descobrir a idade desses fluxos.

Geralmente, os cientistas estudam a composição da superfície de um planeta com base nos diferentes comprimentos de onda da luz que ele emite e reflete. Mas, no caso de Vênus, eles têm menos linhas de emissão para trabalhar devido ao dióxido de carbono da atmosfera absorver parte da luz.

A caracterização completa dos minerais na superfície de Vênus requer simulações por computador e a compreensão de como as reações químicas, como a atmosfera gasosa que interage com os minerais da superfície após uma erupção, podem afetar os sinais observados pela Venus Express.

Um estudo publicado anteriormente pelos mesmos autores mediu as propriedades da olivina, um mineral que eles acreditam existir na superfície de Vênus, incluindo a quantidade e os comprimentos de onda da luz refletida após a oxidação em um forno a 600 e 900 graus Celsius. Após um mês de oxidação, a olivina desenvolveu uma camada enferrujada de hematita, alterando os comprimentos de onda da luz que refletia.

Isso é importante porque os resultados da Venus Express pareciam registrar a assinatura da olivina, de acordo com o artigo publicado na Science Advances. Mas se a olivina se oxida rapidamente sob a quente atmosfera de Vênus, a olivina observada pela Venus Express pode ter apenas meses de idade.

Os vulcões podem ter trazido a olivina para a superfície do planeta apenas alguns dias antes das observações da Venus Express. Essa evidência, combinada com picos ocasionais no dióxido de enxofre atmosférico que a Venus Express e o Pioneer Venus Orbiter registraram, é um argumento mais forte para que haja vulcões atuais em Vênus.

Esta pesquisa não é evidência direta de vulcanismo da superfície do planeta, é claro. Mas é motivação para outra missão para nosso vizinho pouco estudado e que poderá responder a essa pergunta com certeza — embora é possível que nossa tecnologia atual não consiga lidar com a atmosfera aterradora do planeta.



FONTE: GIZMODO BRASIL - SpaceToday

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s