Pular para o conteúdo principal

Como cientistas recriaram a voz de uma múmia do Egito de 3 mil anos


Tomografia computadorizada forneceu as dimensões exatas do trato vocal de Nesyamun - SCIENTIFIC REPORTS

Depois de 3 mil anos, cientistas conseguiram realizar o desejo manifestado por um sacerdote egípcio: ser ouvido após a morte.

A voz de Nesyamun foi reproduzida com um som parecido com uma vogal, que lembra o balido de uma ovelha.

O religioso viveu durante o reinado politicamente instável do faraó Ramsés 11, entre 1099 e 1069 a.C.

Como sacerdote em Tebas, Nesyamun precisava de uma voz forte para conduzir os rituais, que muitas vezes envolviam cantorias.

Quando ele morreu, sua voz se calou, mas agora uma equipe de pesquisadores a trouxe de volta à vida.

Eles reproduziram a estrutura vocal de Nesyamun por meio de impressão 3D, após digitalizar a estrutura original para obter as dimensões exatas.

E, com o auxílio de uma laringe eletrônica que gera som, eles conseguiram sintetizar o som de vogal que se supõe ser semelhante à voz de Nesyamun.


O trato vocal artificial de Nesyamun, visto aqui em duas partes, foi criado usando a tecnologia de impressão 3D - SCIENTIFIC REPORTS

Acredita-se que seja o primeiro projeto deste tipo a recriar com sucesso a voz de uma pessoa morta. No futuro, os pesquisadores esperam usar modelos de computador para recriar frases completas na voz de Nesyamun.

A pesquisa — realizada por acadêmicos do Royal Holloway, da Universidade de Londres, da Universidade de York e do Leeds City Museum — foi publicada na revista científica Scientific Reports na quinta-feira (23/01).

"(A técnica de recriação da voz) nos deu a oportunidade única de ouvir o som de alguém morto há muito tempo", afirma o coautor do estudo Joann Fletcher, professor de arqueologia da Universidade de York, no Reino Unido.

Ele disse à BBC que era uma "vontade expressa" de Nesyamun ser ouvido na vida após a morte, crença que fazia parte do sistema religioso do Egito antigo.

"Na verdade, está escrito em seu sarcófago — era o que ele queria", acrescenta Fletcher.

"De certa forma, conseguimos realizar esse desejo."

Os detalhes da técnica

Nos seres humanos, o trato vocal é a passagem por onde o som é filtrado. Esse som é produzido na laringe — mas só o ouvimos depois que ele passa pelo trato vocal.

Para copiar o som produzido pelo trato vocal de Nesyamun, as dimensões exatas desta estrutura foram refletidas no modelo impresso em 3D.


A múmia de Nesyamun está em exibição no Leeds City Museum - LEEDS MUSEUMS AND GALLERIES

Mas só é possível realizar este procedimento quando o tecido mole do trato vocal de um indivíduo está razoavelmente intacto. No caso de Nesyamun, como seu corpo mumificado estava bem preservado, a chance era grande — e, de fato, a equipe conseguiu confirmar a viabilidade por meio de tomografias computadorizadas realizadas no hospital Leeds General Infirmary, em Leeds, na Inglaterra.

Após ser digitalizado, o trato vocal de Nesyamun foi impresso em 3D — e a "voz" dele foi gerada por uma laringe eletrônica, método comumente usado nos sistemas modernos de sintetizador de fala.

Segundo Fletcher, o próximo passo dos pesquisadores será usar modelos de computador "para gerar palavras e uni-las para formar frases".

"Esperamos poder criar uma versão do que ele teria dito no templo de Karnak."

Quem foi Nesyamun?

Nesyamun era um sacerdote do templo de Amon, no complexo de Karnak, em Tebas (atual Luxor).

Ele era um sacerdote wab, o que significava que havia atingido um certo nível de purificação e, portanto, tinha permissão para se aproximar da estátua de Amon no santuário interno mais sagrado do templo.


Nesyamun era um sacerdote no templo de Karnak, na antiga Tebas - LEEDS MUSEUMS AND GALLERIES

Estudos mostraram que Nesyamun tinha gengivite e deterioração severa dos dentes. Estima-se que ele tenha morrido aos 50 anos, possivelmente após uma reação alérgica grave.

Como a única múmia datada do reinado do faraó Ramsés 11, Nesyamun oferece informações importantes. A análise científica de seus restos mortais contribuiu para uma maior compreensão do Egito antigo.

A múmia de Nesyamun está em exibição no Leeds City Museum.



FONTE: BBC BRASIL - Associated Press

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s