Pular para o conteúdo principal

Lentes gravitacionais causadas por matéria escura ajudam a estimar massa de partícula misteriosa


Apesar de invisível, matéria escura é capaz de afetar a luz que vem de objetos cósmicos até a Terra - Foto de campo profundo/Nasa

É possível estimar a velocidade de algo que parece ser invisível a todos os instrumentos? Esse é o desafio que um grupo de físicos da Universidade da Califórnia em Davis está enfrentando. O foco deles é a matéria escura, a substância misteriosa que compõe cerca de um quarto do nosso universo. A pesquisa foi abordada nos avisos mensais da Royal Astronomical Society, da Inglaterra.

Ainda não se sabe exatamente no que consiste a matéria escura. Mas é conhecida a atracão gravitacional exercida por aglomerados de matéria escura, capaz inclusive de distorcer a luz que chega até nós vinda de objetos distantes. Chris Fassnacht, professor de física da UC Davis, e colegas estão usando essa distorção, que é chamada de lente gravitacional, para aprender mais sobre as propriedades da matéria escura.

As ideias mais difundidas sustentam que a matéria escura seria “fria”; isto significa que suas partículas se movem lentamente em comparação com a velocidade da luz, diz Fassnacht. Esse conceito também está ligado à possível massa das partículas feitas de matéria escura. Quanto menor a massa da partícula, mais ‘quente’ será, e mais rápido ela se moverá.

O modelo que descreve uma matéria escura fria (e dotada de mais massa) parece funcionar bem para observações astronômicas de objetos muito grandes, disse Fassnacht, mas não funciona tão bem na escala de galáxias individuais. Isso levou a proposição de outros modelos, incluindo o de uma matéria escura ‘quente’, que seria composta de partículas mais leves e de movimento mais rápido. Mas o modelo de matéria escura ‘quente’, com partículas que se deslocam a velocidades próximas à da luz, foi descartado por observações.

Jen-Wei Hsueh, ex-aluna de pós-graduação da UC Davis, junto com Fassnacht e com colegas, procuraram usar o efeito da lente gravitacional para fazer uma estimativa do máximo de “calor”, e, consequentemente, da massa, que a matéria escura poderia ter. Eles mediram o brilho de sete quasares distantes cujo brilho é afetado pelo efeito de lente gravitacional para procurar por mudanças causadas por eventuais bolhas de matéria escura. A seguir, usaram esses resultados para estimar o tamanho desses aglomerados de matéria escura.

Se as partículas de matéria escura forem mais leves, mais quentes e se moverem mais rapidamente, elas não conseguirão se agrupar para formar estruturas com tamanho inferior a um determinado limite, disse Fassnacht. “Abaixo de um certo tamanho, elas ficariam espalhadas “, disse ele.

Os resultados colocam um limite mais baixo na massa de uma partícula potencial de matéria escura, sem descartar a matéria escura fria, disse ele. Os resultados da equipe representam uma grande melhoria em relação a uma análise anterior, a partir de 2002, e são comparáveis ​​aos resultados recentes de uma equipe da UCLA.

Fassnacht espera coletar observações de mais objetos afetados por lentes gravitacionais para melhorar a precisão estatística da pesquisa. “Precisamos examinar cerca de 50 objetos para obter uma boa estimativa de limite para o quanto a matéria escura poderá ser quente”, disse ele.

FONTE: Scientific American Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s