Pular para o conteúdo principal

Novo sinal repetitivo de rádio é detectado vindo do espaço e intriga cientistas


Imagem: Observatório Gemini/AURA

Por Daniele Cavalcante

Uma equipe internacional de astrônomos detectou um novo sinal repetitivo de rádio (fast radio bursts, ou simplesmente “FRB”), semelhante a outro que foi rastreado em 2019. Desta vez, a fonte do sinal é um pouco mais próxima de nós - uma galáxia espiral a meio bilhão de anos-luz de distância, o que torna este FRB o mais próximo já detectado. Outro sinal do tipo já foi detectado em 2018, também.

Os FRBs são um dos fenômenos que mais intrigam os astrônomos porque ainda ninguém sabe explicar a causa dessas “explosões” de rádio. Eles contêm radiação com energia equivalente a 500 milhões de sóis e duram apenas alguns milissegundos. Dois tipos de FRBs são conhecidos até o momento: as explosões únicas e as que se repetem.

Um FRB repetitivo foi detectado em 2019, mas os sinais recém-descobertos vieram de uma fonte diferente, aumentando o mistério da origem das emissões. Não apenas isso, mas, de acordo com o astrônomo Kenzie Nimmo, da Universidade de Amsterdã, a galáxia de onde vieram os novos sinais “é radicalmente diferente de todos os FRBs estudados anteriormente".

Nimmo explica que essa diferença dificulta ainda mais entender a natureza dessas "explosões". “Pode ser que os FRBs sejam produzidos em um grande zoológico de locais em todo o universo e exijam algumas condições específicas para que sejam visíveis". Até o momento, apenas três FRBs tiveram sua origem localizada em uma galáxia.

Batizado como 180916.J0158+65, o novo FRB veio de uma galáxia chamada SDSS J015800.28+654253.0, com apenas sete anos-luz de diâmetro (para comparação, a Via Láctea tem 105.700 anos-luz de diâmetro), mas que está bastante ativa em sua formação de estrelas. A região de origem do sinal é distante do centro galáctico, e ele não sofreu a mesma distorção eletromagnética encontrada no FRB 121102 - a primeira rajada rápida de rádio repetida a ser localizada.

Quando os astrônomos detectaram o FRB 121102, perceberam que ele emanava de uma galáxia anã pobre em metais a mais de 3 bilhões de anos-luz de distância. Também concluíram que o sinal foi distorcido por algo chamado efeito Faraday, que ocorre quando radiação eletromagnética interage com um campo magnético. Isso sugere que aquele sinal repetitivo foi produzido em um ambiente extremo, como a região em torno de um buraco negro supermassivo em algum centro galáctico.

Este não é o caso do FRB atual. Ele não foi tão distorcido pelo efeito Faraday, ou seja, sua localização não era tão magnética. Além disso, foi encontrado bem longe do centro galáctico e do buraco negro supermassivo. Todas essas novas peças do quebra-cabeças desafiam a ideia que os cientistas têm sobre essas rajadas e suas fontes.

Existem muitas hipóteses sobre a origem dos FRBs - estrelas de nêutrons, buracos negros, pulsares com estrelas companheiras, magnetares, entre outras. A pesquisa sobre o FRB 180916, publicada na revista Nature, não esclarece essa dúvida incômoda, mas já começa a descartar algumas das hipóteses. É que, ao determinar a fonte dessa explosão, o argumento de que as origem dos FRBs seja emissões parecidas com as de pulsares perde força.

FONTE: Science Alert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s