Pular para o conteúdo principal

Água restante em Marte pode desaparecer mais rapidamente do que se imagina



Por Daniele Cavalcante

Há algum tempo, pesquisadores trabalham com a ideia de que Marte já foi coberto por oceanos e rios de água líquida, algo que os próprios vales do Planeta Vermelho sugerem. A maior parte água teria se perdido no espaço há bastante tempo, e um novo estudo indica que o restante dela pode continuar desaparecendo — e rápido. Além disso, se a pesquisa estiver correta, significa que o planeta pode ter perdido seus oceanos de forma muito mais veloz do que se imaginava.

Observações anteriores detectaram a presença de gelo abaixo do solo, em especial nas calotas polares do planeta. Ali há menos de 10% da água que já houve na superfície marciana. Esse gelo ainda libera água em forma de vapor na superfície, mas ela está se perdendo. É que essa água alcança a atmosfera superior, onde a radiação ultravioleta do Sol acaba por dividir suas moléculas para formar hidrogênio e oxigênio.

Grande parte desse hidrogênio flutua para espaço, porque o gás é extremamente leve e a gravidade é fraca demais para retê-lo. As novas descobertas sugerem que bastante quantidade de água pode ser rápida em chegar à atmosfera superior de Marte em determinadas estações do ano.


Quando o Sol ilumina os grandes reservatórios de gelo nos pólos marcianos, o vapor de água é liberado na atmosfera. Essas moléculas são transportadas pelos ventos em direção a altitudes mais altas e mais frias, onde poderiam condensar-se em nuvens para impedir um rápido avanço da água em direção a altitudes mais altas. No entanto, a condensação é frequentemente prejudicada em Marte, e a atmosfera fica regularmente saturada em vapor, o que permite que mais moléculas de água alcance a atmosfera superior, onde os raios UV do sol as separam em hidrogênio e oxigênio (Imagem: ESA)

Uma equipe de pesquisa internacional, liderada em parte pelo pesquisador do CNRS, Franck Montmessin, revelou que o vapor de água está se acumulando em grandes quantidades e proporções inesperadas a uma altitude de mais de 80 km na atmosfera marciana. As medições mostraram que grandes bolsas atmosféricas ficam em um estado de supersaturação de acordo com as estações, com 10 a 100 vezes mais vapor de água do que a temperatura deveria teoricamente permitir.

Para entender esse cenário, cientistas analisaram dados da sonda Trace Gas Orbiter, que orbita Marte como parte do programa ExoMars, criado em uma colaboração entre Europa e Rússia. Os cientistas se concentraram na maneira como a água era distribuída em altitude na atmosfera marciana em 2018 e 2019.

Assim, descobriram que as mudanças sazonais foram os principais fatores que influenciaram a distribuição do vapor de água na atmosfera marciana. Durante o período mais quente e mais tempestuoso do ano, por exemplo, grandes porções da atmosfera ficaram supersaturadas de vapor, permitindo que a água chegasse à atmosfera superior. Esses níveis extraordinários de saturação "não são observados em nenhum outro corpo do sistema solar", de acordo com o autor do estudo.

Os cientistas ficaram surpresos que quantidades tão grandes de vapor de água podem atingir a atmosfera superior tão rapidamente, pois eles esperavam que temperatura fria no alto impedisse o processo, condensando as partículas em nuvens, como ocorre aqui na Terra. No entanto, já que o vapor pode subir tão alto na atmosfera marciana sem ser impedido pela condensação "podemos imaginar que a perda da água em Marte tenha sido muito mais eficaz do que se pensava", disse Montmessin.

FONTE: Space.com via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s