Pular para o conteúdo principal

Físicos anunciam técnica para detectar um buraco de minhoca


Se há duas estrelas, uma de cada lado do buraco de minhoca, a estrela do nosso lado deve sentir a influência gravitacional da estrela que está do outro lado.
[Imagem: Nicolle R. Fuller/NSF]

Como encontrar um buraco de minhoca

A existência dos buracos de minhoca é prevista pela teoria, mas sua existência real continua em debate. Portanto, uma receita prática para detectar esses caminhos cósmicos parece ser uma ótima notícia.

Os buracos de minhoca podem conectar uma área do nosso Universo a um local diferente - ou a um tempo diferente - em nosso próprio Universo, ou mesmo a um universo completamente diferente, defendem alguns.

O que De-Chang Dai (Universidade de Yangzhou, na China) e Dejan Stojkovic (Universidade de Búfalo, nos EUA) se deram conta é que, se há um caminho aberto, então o entorno da entrada do buraco de minhoca deve ser de algum modo influenciado pelo que está do outro lado - e essas influências podem ser detectadas.

"Se um buraco de minhoca conecta suavemente dois espaços-tempos diferentes, então o fluxo não pode ser conservado separadamente em nenhum desses espaços individualmente. Então, objetos que se propagam nas proximidades de um buraco de minhoca em um espaço devem sentir a influência de objetos que se propagam no outro espaço. Mostramos isso nos casos dos campos escalar, eletromagnético e gravitacional.

"O caso da gravidade é talvez o mais interessante. Nomeadamente, estudando as órbitas das estrelas ao redor do buraco negro no centro da nossa galáxia, em breve poderemos dizer se esse buraco negro abriga um buraco de minhoca atravessável," escreve a dupla.


Acredita-se existir um enorme buraco negro, chamado Sagitário A*, no centro da Via Láctea.
[Imagem: NASA/ESA/STScl/JHU]

Técnica para detectar um buraco de minhoca

Então, vamos à receita prática proposta pelos dois físicos.

Eles sugerem procurar um buraco de minhoca em torno de Sagitário A*, um objeto que se acredita ser um buraco negro supermassivo no coração da Via Láctea. Embora não haja evidências de um buraco de minhoca lá, é um bom lugar para procurar por um porque se espera que os buracos de minhoca exijam condições gravitacionais extremas, como as presentes em buracos negros supermassivos.

Se existe um buraco de minhoca em Sagitário A*, as estrelas próximas seriam influenciadas pela gravidade das estrelas no outro extremo da passagem. Como resultado, seria possível detectar a presença de um buraco de minhoca procurando pequenos desvios na órbita esperada dessas estrelas.

"Se você tem duas estrelas, uma de cada lado do buraco de minhoca, a estrela do nosso lado deve sentir a influência gravitacional da estrela que está do outro lado. O fluxo gravitacional passará pelo buraco de minhoca. Portanto, se você mapear a órbita esperada de uma estrela em torno de Sagitário A*, você deve ver desvios dessa órbita se houver um buraco de minhoca com uma estrela do outro lado," detalha Stojkovic.

A dupla recomenda que a busca comece procurando perturbações no caminho de S2, uma estrela que os astrônomos observaram orbitando Sagitário A*.

Embora as técnicas atuais ainda não sejam precisas o suficiente para revelar a presença de um buraco de minhoca, Stojkovic afirma que a coleta de dados de S2 por um longo período de tempo, ou o desenvolvimento de técnicas para rastrear seu movimento com mais precisão, tornariam essa detecção possível.

Esses avanços não estão muito longe e podem acontecer dentro de uma ou duas décadas, diz Stojkovic.

Bibliografia:

Artigo: Observing a wormhole
Autores: De-Chang Dai, Dejan Stojkovic
Revista: Physical Review D
Vol.: 100, 083513
DOI: 10.1103/PhysRevD.100.083513

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s