Pular para o conteúdo principal

Cometa recém-descoberto contém água de origem interestelar


Imagem do cometa 2I/Borisov, o segundo objeto interestelar confirmado em nosso Sistema Solar, tirada pelo Telescópio Hubble. Imagem: NASA, ESA and J. DePasquale (STScI)

Detecção de água no 2I/Borisov, que se aproxima do Sol, é a primeira registrada em um astro desse tipo

Uma equipe de astrônomos descobriu sinais de água no cometa 2I/Borisov, que veio do espaço interestelar e que está voando em direção ao Sol. É a primeira vez que os cientistas veem no Sistema Solar água originada de outro lugar.

“Há água — isso é ótimo”, diz Olivier Hainaut, astrônomo do Observatório Europeu do Sul, em Garching, Alemanha. A descoberta não é surpreendente, ele diz, porque a maioria dos cometas contém muita água. Mas encontrá-la em um cometa interestelar é um passo importante para entender como a água pode viajar entre estrelas.

Uma equipe liderada por Adam McKay, astrônomo do Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland, relatou a descoberta em 28 de outubro no servidor de pré-impressão arXiv.

Os astrônomos vêm estudando avidamente o cometa Borisov desde sua descoberta em 30 de agosto, porque a trajetória do cometa mostra que ele vem do espaço profundo — e não do Sistema Solar externo, como a maioria dos cometas. O Borisov se formou em torno de uma estrela distante e desconhecida. Há bilhões de anos, algo deve ter chutado-o de sua órbita e o enviado para cá. Ele é apenas o segundo objeto interestelar já descoberto, depois do Oumuamua em 2017.

McKay e seus colegas usaram um telescópio de 3,5 metros no Apache Point Observatory em Sunspot, Novo México, para examinar a luz solar refletida pelo Borisov. Em 11 de outubro, eles encontraram uma reveladora assinatura de oxigênio nos espectros de luz vindos do cometa. Embora os cometas possam produzir oxigênio de duas maneiras diferentes, os pesquisadores dizem que a explicação mais provável é que ele surja da quebra da água em hidrogênio e oxigênio.

Os cientistas compararam a quantidade de água no cometa com a quantidade de cianeto que ele contém, encontrado anteriormente por uma outra equipe de pesquisadores. A proporção de água para cianeto é parecida com aquela vista em cometas do Sistema Solar. Isso reforça a crescente ideia entre os cientistas de que Borisov não é tão diferente da maioria dos nossos cometas, apesar de vir de um sistema estelar diferente. “Todos os sinais até agora apontam para que ele não seja algo incomum”, diz Matthew Knight, astrônomo da Universidade de Maryland em College Park.

O Borisov passará pelo Sol no início de dezembro. À medida que se aproxima, o calor da estrela está aquecendo o cometa e fazendo com que seu núcleo congelado libere gás e poeira. Os astrônomos esperam ver mais sinais de água e outras moléculas saindo dela nas próximas semanas.

“O campo está mudando quase diariamente”, diz Hainaut. “É ciência em tempo real.”

Alexandra Witze

Publicado originalmente na revista Nature e reproduzido via Scientific American Brasil

FONTE: Scientifc American Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s