Pular para o conteúdo principal

Agência Espacial Europeia busca ideias para explorar cavernas na Lua



Por Patrícia Gnipper

A ciência já mapeou bastante a superfície da Lua, é verdade, mas ainda se sabe relativamente pouca coisa sobre suas cavidades subterrâneas. Por isso, a ESA (agência espacial europeia) está buscando por ideias para bolar iniciativas de explorar as misteriosas cavernas lunares.

Geólogos já chegaram a identificar poços que podem estar relacionados a cavidades do tipo, especificamente em algumas áreas vulcânicas. Por isso, "a exploração e o mapeamento desses poços podem fornecer novas informações sobre a geologia da Lua, mas também podem ser uma opção interessante como abrigo de longo prazo para futuros visitantes humanos", disse Franceso Sauro, diretor do treinamento de astronautas em geologia planetária da ESA. Afinal, tais cavernas protegeriam os astronautas da radiação cósmica e de impactos de micrometeoritos, e provavelmente ofereceriam acesso a água gelada e outros recursos presos no subsolo lunar.

Então, para começar a traçar planos visando a exploração das cavernas lunares, a ESA anunciou que está buscando ideias para missões futuras com este objetivo. "Além da capacidade de acessar, navegar e mapear as cavernas, os conceitos propostos podem incluir uma linha de comunicação entre um sistema dentro de uma caverna e o mundo exterior, e instrumentos que fazem medições cientificamente relevantes do ambiente da caverna", explicou a agência em comunicado.

De acordo com Loredana Bessone, que lidera essa busca de ideias como chefe de testes em campos análogos, esses conceitos de missão podem ser baseados em rovers, satélites, ou ambos trabalhando simultaneamente. "Estamos procurando por sistemas que aterrissem na superfície lunar, identifiquem e acessem uma caverna e contribuam para a exploração científica na Lua", completa.

O anúncio faz parte da Open Space Innovation Platform (OSIP), iniciativa da ESA que oferece a empresas e indivíduos a oportunidade de colaborar com a agência espacial, bem como com o futuro da exploração do espaço.

FONTE: ESA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s