Pular para o conteúdo principal

Lado oculto da Lua registra temperatura de -190 graus Celsius


IMAGEM DA SONDA CHINESA CHANG’E-4 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As informações foram obtidas pela sonda chinesa Chang’e-4, que "dormiu" durante 14 dias por conta da ausência de luz solar

Enquanto os Estados Unidos e Canadá enfrentam os efeitos de um vórtice polar que fez as temperaturas caírem drasticamente, a sonda chinesaChang’e-4 também passou maus bocados durante a noite lunar — que equivale a 14 dias inteiros terrestres. Enquanto a luz do Sol não atingia o lado oculto da Lua, o equipamento entrou em modo de repouso e realizou apenas alguns registros de dados: entre as informações, a sonda constatou que a região lunar onde ela está localizada enfrentou uma temperatura de 190ºC negativos.

Por conta de suas características naturais, a Lua convive com extremos. Durante o dia, quando a luz solar incide sobre o satélite, as temperaturas são extremamente altas. Mas durante o período da noite, os termômetros caem drasticamente. A medição da sonda Chang’e-4 é considerada um recorde: na década de 1970, os equipamentos norte-americanos da missão Apollo registraram uma temperatura negativa máxima de -170ºC.

Os pesquisadores chineses afirmam que as diferenças na composição do solo lunar em cada região afetam a temperatura local. Como essa é a primeira vez que uma sonda explora o lado oculto da Lua, novas informações sobre as características naturais do satélite vêm à tona.

Atualmente, o minijipe Yutu-2 (que chegou à Lua junto com a Chang’e-4) está a cerca de 18 metros de distância do local do pouso da sonda. O veículo explora uma região repleta de pequenas crateras e de terreno irregular, o que possibilitará coletar novas informações aos astrônomos: pesquisas indicam que algumas crateras profundas da Lua apresentam as temperaturas mais baixas do Sistema Solar, já que nunca foram atingidas por raios solares.


FOTO TIRADA PELA SONDA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

"O lado oculto Lua tem características únicas e nunca houve uma exploração no local, então a sonda Chang'e-4 pode nos trazer descobertas inovadoras", disse em comunicado Zou Yongliao, diretor da divisão de exploração espacial e lunar da Academia Chinesa de Ciências.

Por conta da sincronia entre os movimentos da Terra e da Lua, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar, o que também dificulta o lançamento de naves para essa região.

De acordo com a Administração Nacional Espacial da China, a missão da sonda Chang'e-4 será a de fazer medições detalhadas do terreno e da composição mineral da Lua: acredita-se que a região do Polo Sul lunar tenha sido formada durante uma gigantesca colisão.

Enquanto a missão é realizada, os chineses já planejam uma nova viagem ao satélite natural. A missão Chang'e-5 será lançada ainda neste ano e terá o objetivo de trazer amostras da Lua pela primeira vez à Terra desde a década de 1970. A sonda pretende aterrissar em um mar lunar chamado Oceanus Procellarum. Nenhuma nova amostra lunar entrou em laboratórios terrestres desde a expedição Luna 24, da antiga União Soviética, no ano de 1976.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s