Pular para o conteúdo principal

Empresa privada israelense pretende levar sonda à Lua em fevereiro



Por Patrícia Gnipper

A humanidade vem explorando a Lua desde a década de 1960. Missões tripuladas, sondas orbitais e robôs exploratórios fazem parte dessa jornada mas, até então, somente agências espaciais estatais, regidas por seus respectivos governos, tiveram essa oportunidade. Mas a iniciativa privada está muito próxima de conseguir chegar à Lua, e a empresa israelense SpaceIL pode ser a primeira a conseguir este feito.

A empresa está trabalhando na missão Beresheet, com esta sendo a primeira missão privada a aterrissar uma nave na Lua — o que deve acontecer já em fevereiro de 2019. Essa nave, por sinal, será capaz de se impulsionar sobre o solo, dando "saltos" com seu motor de foguete.



A empresa, fundada em 2011, fez parte da competição Google Lunar XPrize, programa da gigante que planejava premiar em US$ 30 milhões a primeira equipe financiada exclusivamente por fundos privados que conseguisse construir uma espaçonave e aterrissá-la com sucesso em nosso satélite natural. As regras também exigiam que o veículo percorresse pelo menos 500 metros na Lua e transmitisse imagens em alta definição de seu ambiente de pouso. O prazo final (que foi prorrogado algumas vezes) acabou encerrando sem nenhum vencedor, mas a SpaceIL não desistiu da ideia e, mesmo sem o prêmio da Google, continuou o desenvolvimento e a construção de sua espaçonave, tudo com fundos privados para tal.

A nave israelense carregará consigo instrumentos para medir o campo magnético da Lua, um refletor a laser fornecido pela NASA e uma "cápsula do tempo" cheia de artefatos culturais e históricos de Israel. A nave será lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, junto a uma outra carga que a companhia de Elon Musk levará ao espaço (um satélite geoestacionário de comunicações). A nave Beresheet, então, acompanhará o satélite em sua jornada rumo à órbita da Terra, continuando a viagem por conta própria dali em diante.

Ao chegar à superfície da Lua, a nave deverá durar apenas alguns dias, pois não foi projetada para funcionar em longo prazo, como é o caso dos rovers da NASA que estão há vários anos em Marte. Ainda assim, a sonda israelense mostrará um modelo de negócios para uma missão com financiamento 100% privado capaz de pousar em outro mundo do Sistema Solar. Sendo assim, o conhecimento técnico da equipe, os dados científicos e técnicos obtidos pelos instrumentos da espaçonave, e o aprendizado de como missões espaciais podem ser executadas fora de programas governamentais trará insights valiosos para a indústria espacial, inspirando outras empresas a investirem em programas próprios no futuro próximo.

FONTE: Phys.org via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s