Pular para o conteúdo principal

Sonda Parker, da NASA, já está preparada para se aproximar novamente do Sol



Por George Dvorsky

Já faz um tempo que ouvimos falar sobre a sonda solar Parker, aquela espaçonave da NASA que vai em direção ao Sol e que muito provavelmente se tornará em breve um punhado de metal derretido. Em uma atualização da agência espacial, soubemos agora que a equipe que controla a missão está dedicada à sua segunda aproximação do Sol. Ao todo, o plano é que a sonda faça 24 órbitas estelares.

A sonda Parker completou sua primeira jornada pela órbita do Sol, atingindo seu ponto de afogamento, ou seja, a distância orbital mais distante de nossa estrela, em janeiro de 2019, informou a NASA. Ela está novamente indo em direção ao seu alvo, com a expectativa de atingir o periélio (ponto de maior proximidade com o Sol) em 4 de abril de 2019.

A sonda solar Parker atingiu um importante marco de 161 dias de missão, e parece que tudo está dando certo até o momento.

“Foi uma primeira órbita esclarecedora e fascinante”, disse Andy Driesman, gerente de projeto da sonda Parker, em um comunicado. “Aprendemos muito sobre como a espaçonave opera e reage no ambiente solar, e estou orgulhoso em dizer que as projeções de nossa equipe foram muito precisas.”


Trajetória da sonda Parker e atual posição. Crédito: NASA

A sonda está transmitindo dados para a Terra usando a Deep Space Network, da NASA, um conjunto de antenas posicionadas na Terra e no espaço feitas para oferecer suporte a missões de espaçonaves. Até agora, a sonda já transmitiu mais de 17 gigabits de dados científicos preciosos para o nosso planeta, segundo a NASA, mas só em abril deveremos receber dados ainda sobre a primeira volta ao redor do Sol. A espaçonave está coletando dados sem precedentes com seu conjunto de instrumentos — dados que ajudarão os cientistas a aprenderem mais sobre a coroa solar e como o material estelar e partículas produzidas pelo Sol se movem pelo espaço em altas velocidades.

Um dos cientistas do projeto, Nour Raouafi, disse que os dados coletados até o momento sugerem “muitas coisas novas que não vimos antes e potenciais novas descobertas”. A sonda solar Parker, disse ele em um comunicado, “está cumprindo a promessa da missão, revelando os mistérios do nosso Sol”.

Um outro marco importante rolou algumas semanas antes do afélio, quando a Parker entrou em pleno status operacional, ou fase E, no dia do ano novo. Todos os sistemas da sonda estão agora online e funcionando de acordo com as especificações, segundo a NASA.

A equipe da Parker pode agora estabelecer seus locais para o periélio de abril, quando a sonda vai perambular a uma distância do Sol de 21,1 milhões de quilômetros, o que estabelecerá um novo recorde para um objeto construído por humanos.

Em 29 de outubro de 2018, a Parker estabeleceu um recorde de proximidade quando chegou a 42,7 milhões de quilômetros da superfície do Sol, quebrando o antigo recorde da sonda Helios 2. A distância mais próxima da sonda é esperada para ocorrer em junho de 2025, quando serão 6,16 milhões de quilômetros do Sol. Nessa distância, a Parker precisará de apenas 88 dias para fazer uma órbita completa em torno da estrela e viajará aproximadamente a 692 mil quilômetros por hora.

Na preparação para o afélio de abril, os controladores da missão estão liberando espaço de armazenamento excluindo os arquivos já transmitidos para a Terra e enviando informações atualizadas de posicionamento e navegação, inclusive uma sequência de comandos automatizados que deve manter a sonda ocupada por cerca de um mês.

Boa sorte em sua segunda viagem em direção ao Sol, sonda Parker!

[NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s