Pular para o conteúdo principal

Missão ExoMars vai levar nova sonda a Marte para procurar sinais de vida



Por Patrícia Gnipper

O projeto ExoMars, fruto de uma parceria entre Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos), lançou uma nave ao Planeta Vermelho em 2016, mas o módulo de aterrisagem acabou se chocando contra o solo. Para o ano de 2020, quer continuar a busca por sinais de vida em Marte com o envio de um robô à superfície. Ele deverá pousar numa região quase equatorial conhecida como Oxia Planum.

A área foi recomendada por especialistas da Leicester University pelo fato de ser rica em argilas e outros minerais resultantes de interações prolongadas com água em um passado bastante longínquo. Para lá, o veículo levará uma perfuratriz e instrumentos modernos para procurar sinais de vida passada — ou, quem sabe, presente. Contudo, os chefes da agências espaciais ainda precisam aprovar este como sendo o local de observação escolhido.



De qualquer forma, é altamente provável que a região Oxia Planum seja mesmo a escolhida, não somente por suas propriedades (mencionadas acima), como também pelo fato de ser uma área mais plana e favorável a uma aterrissagem bem sucedida. A região fica a cerca de 18 graus ao norte do equador, garantindo, ainda, que os painéis solares do robô capturem bastante energia solar.

A região é particularmente promissora pois, de acordo com observações orbitais, a Oxia Planum apresenta evidências de lagos e rios que já se secaram. Ou seja: com os equipamentos de última geração a bordo do robô da missão ExoMars, pode ser possível encontrar, enfim, vestígios de atividade biológica nos sedimentos. "Com uma enorme área de captação, os sedimentos terão capturado materiais orgânicos de uma ampla variedade de ambientes durante um longo período de tempo, incluindo áreas onde a vida pode ter existido", explica John Bridges, da Leicester University.


Rover ExoMars (Imagem: Airbus)

De acordo com a programação oficial, o robô será enviado entre os dias 25 de julho e 13 de agosto de 2020, com a chegada a Marte acontecendo no dia 19 de março de 2021. No momento, o rover está sendo montado pela Airbus em seu centro de produção, que fica no Reino Unido.

FONTE: canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s