Pular para o conteúdo principal

Desenhos da Era do Gelo são encontrados em cavernas na França


FIGURA DE CERVO FOI ENCONTRADA APÓS ANÁLISES DE PROCESSAMENTO DE IMAGEM (FOTO: CHRISTIAN HOYER, FLOSS WORKING GROUP, UNIVERSITY OF TÜBINGEN)

Datação por carbono-14 revelou que figuras de animais, datas e nomes têm cerca de 12 mil anos

Arqueólogos suspeitavam que as duas cavernas Grottes d'Agneux, localizadas no leste da França, poderiam abrigar pinturas produzidas há milhares de anos. Mas as paredes da estrutura natural estavam tão cobertas com camadas de grafites dos séculos 16 a 19 que a antiga arte ficou escondida por centenas de anos. Após análises científicas, foram descobertas gravuras de animais datadas de 12 mil anos atrás, da Era do Gelo.

Especialistas da Universidade de Tubinga, na Alemanha, e pesquisadores da Espanha usaram uma tecnologia de escaneamento para examinar as camadas, reconstruindo imagens pré-históricas de um cavalo e um cervo.

Os desenhos que cobriam as paredes eram inscrições de nomes, datas e algumas figuras. Segundo o pesquisador alemão Harald Floss, como as cavernas estão em uma área pitoresca do campo, muitas pessoas foram deixando suas marcas enquanto as visitavam.

Por 150 anos, arqueólogos exploraram a região sul da Borgonha, na França, e encontraram remanescentes da cultura paleolítica, período mais antigo do desenvolvimento cultural humano. Como há muitos sítios paleolíticos nesta área francesa, especialistas acreditam que deve haver mais arte rupestre escondida no distrito de Saône-et-Loire.

Cavernas pintadas são encontradas "em quase todas as densas regiões paleolíticas da Europa", comentou Floss em entrevista ao site Live Science. No entanto, as pinturas de cervos e cavalos são os primeiros exemplos de arte rupestre criados por humanos paleolíticos.

Depois que as análises revelaram os números, cientistas reconstruíram a obra de arte com um software de processamento de imagens. Em seguida, usaram a datação por carbono-14 de carvão para revelar a idade das pinturas.

O carbono-14 é um isótopo de carbono que se decompõe com o tempo. Examinando quanto do isótopo em um objeto decaiu, os pesquisadores podem calcular quantos anos o artefato tem. Neste caso, a arte foi estimada em 12 mil anos de idade.

Após a análise das pinturas, autoridades francesas inspecionaram as cavernas e confirmaram sua importância arqueológica para estudar os primeiros humanos. Mais investigações estão sendo planejadas para a região.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s