Pular para o conteúdo principal

As águas dos oceanos estão sendo puxadas para o interior da Terra


TERRA TEM ABSORVIDO GRANDES QUANTIDADES DE ÁGUA DOS OCEANOS (FOTO: REPRODUÇÃO NEWSWEEK)

Estudo revela que, por meio das subducções localizadas nas falhas geológicas, as águas dos oceanos são levadas por quilômetros até o interior do planeta

Um estudo publicado na revista Nature aponta que as águas dos oceanos estão sendo sugadas para o interior da Terra em uma proporção três vezes maior do que o normal. Elas passam pelas zonas de subducção, que são enormes fissuras localizadas nos limites das placas tectônicas. Quando ambas colidem, elas arrastam essa água por quilômetros adentro, concluíram os cientistas.

O pesquisador Douglas Wiens e colegas da Universidade de Washington em St. Louis estudaram essa subducção de água nas Fossas das Marianas, no Oceano Pacífico. Trata-se do ponto natural mais profundo da Terra, estendendo-se quase 11 quilômetros abaixo do nível do mar. O sistema de subducção fica entre uma falha entre as placas do Pacífico e de Mariana.

Wiens explica que quando a água desce na crosta terrestre ao longo dessas falhas geológicas, ela fica presa. Em certas temperaturas e pressões, reações químicas significam que a água líquida se transforma em “rochas úmidas”, um mineral hidratado que faz parte da placa tectônica. Tais rochas molhadas, então, são empurradas cada vez mais a fundo no manto terrestre.

Para realizar o estudo, os cientistas coletaram dados usando 19 sismógrafos espalhados pela trincheira, e ouviram todo e qualquer som emitido, desde ruídos do ambiente até os terremotos subaquáticos. Com isso, eles conseguiram construir uma imagem do tipo de rochas que fica a 32 quilômetros abaixo do fundo do mar. A velocidade com que as ondas sísmicas viajam indica a quantidade de água que as rochas poderiam abrigar.

Os resultados mostraram que a quantidade de água contidas nas rochas era muito maior do que se imaginava, ultrapassando até quatro vezes as estimativas anteriores. Se aplicadas essas descobertas em zonas de subducção ao redor do mundo, chega-se à conclusão de que cerca de três vezes mais água está sendo puxada para o interior da Terra dessa maneira.

Entender esse ciclo global da água é extremamente importante, ressaltam os cientistas. A água cobre a maior parte do planeta e é necessária para a sobrevivência de toda vida na Terra. Sabe-se que existem enormes quantidades de água no interior do planeta: uma pesquisa publicada no ano passado indica que há tanta água no manto da Terra quanto em todos oceanos juntos. Essa água, por sua vez, é eventualmente expelida como vapor durante as erupções vulcânicas.

Os cientistas sabem que essa subducção da Terra é o único mecanismo através do qual a água é levada para o interior do planeta, mas ainda são necessários novos estudos para entender melhor como ele funciona.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s