Pular para o conteúdo principal

Voyager 2 está detectando aumento de radiação cósmica, afirma NASA


Seguindo os passos de sua “irmã”, a Voyager pode estar chegando cada vez mais longe no espaço

Seis anos depois da Voyager 2 deixar o Sistema Solar, parece que sua sonda companheira, Voyager 2, também está chegando perto deste limite interestelar. De acordo com a NASA, a espaçonave começou a detectar o mesmo aumento de radiação cósmica que atingiu a Voyager 1 antes dela entrar no espaço interestelar.

Ainda que a Voyager 2 tenha sido lançada duas semanas antes da Voyager 1, no distante ano de 1977, a sonda 1 tinha uma trajetória mais curta – e, por isso, atingiu Júpiter e Saturno antes.
Adicionalmente, enquanto ela recebeu assistência gravitacional destes dois planetas e Urano, teve sua velocidade diminuída ao passar por Netuno, ficando ainda mais atrás do que sua irmã.

Enquanto as duas sondas continuam sua época jornada, em 25 de agosto de 2012 a Voyager 1 oficialmente cruzou a fronteira entre nosso sistema solar e o espaço além, tornando-se o primeiro objeto humano a atingir o espaço interestelar.

Agora, a Voyager 2, honrando seu nome, deve tornar-se a segunda a atingir o objetivo.
A pressão no espaço é absurdamente baixa, mas ainda existe. Em todo o Sistema Solar, o veto causado pelo Sol gera uma pressão externa. Em certo ponto, ele deixa de ser forte o suficiente para criar frente ao espaço interestelar.

Este ponto, que localiza-se a cerca de 123 unidades astronômicas (18,4 bilhões de quilômetros) do Sol é conhecido como heliopausa.


POR MAIS QUE SE CHAME VOYAGER 2, O ARTEFATO FOI LANÇADO ANTES DA VOYAGER 1 (FOTO: NASA)

A Voyager 2 tem viajado pela parte externa da heliosfera desde 2007, quando cruzou um ponto no qual o vento solar diminui e fica abaixo da velocidade do Sol. “Desde o final de agosto, o Subsistema de Raio Cósmico da Voyager 2 tem medido um aumento de cerca de 5% dos raios cósmicos que atingem a espaçonave, comparando com o mesmo período do ano anterior”, afirmou a NASA em um comunicado.

Em maio de 2012, cerca de três meses antes de crusar a heliopausa, a Voyager 1 viu um aumento similar dos raios – mas a similaridade não significa que a Voyager 2 está prestes a cruzar esta barreira. Isso se explica porque o Sistema Solar se expande levemente para depois contrair durante um ciclo solar de 11 anos. Quando o Sol está no mínimo – algo do qual estamos nos aproximando -, seus níveis de atividade são baixos, assim como o vento solar.

Então enquanto é possível tentar adivinhar algumas coisas, há surpresas pela frente – e é por isso que o time responsável pela Voyager vai ficar de olho aberto em cada pequena alteração. Até agora, a única previsão que pode ser feita com algum nível de certeza é que ela entrará no espaço interestelar antes de 2030.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s