Pular para o conteúdo principal

Roupa espacial para bactérias será útil no espaço e na Terra


O traje espacial é "personalizado": ele se enrola ao redor da bactéria e se expande conforme a bactéria cresce ou se multiplica. [Imagem: Zhe Ji et al. - 10.1073/pnas.1808829115]

Traje espacial para bactérias

Assim como os trajes espaciais ajudam os astronautas a sobreviver em ambientes inóspitos, trajes espaciais para bactérias permitem que esses microrganismos sobrevivam em ambientes que os matariam se eles estivessem sem proteção.

Zhe Ji e seus colegas da Universidade da Califórnia em Berkeley desenvolveram as roupas de proteção para prolongar a vida útil das bactérias e fazê-las trabalhar por mais tempo na produção de biocombustíveis e vários outros produtos químicos.

O traje bacteriano consiste em um sistema poroso dotado de semicondutores absorvedores de luz para capturar dióxido de carbono (CO2) e usar as bactérias para converter o gás em produtos químicos que podem ser usados pela indústria ou, no futuro, em colônias espaciais.

O sistema imita a fotossíntese das plantas. Mas, enquanto as plantas capturam o dióxido de carbono e, com a energia da luz solar, convertem-no em carboidratos, o sistema híbrido captura CO2 e luz para produzir uma variedade de compostos de carbono, dependendo do tipo de bactéria.

Biorreatores químicos

As bactérias usadas no experimento são anaeróbicas, o que significa que elas estão adaptadas para viver em ambientes sem oxigênio. O traje espacial bacteriano - uma colcha de retalhos de um material conhecido como estrutura metal-orgânica, ou MOF - é impermeável ao oxigênio e às moléculas reativas de oxigênio, como o peróxido, que diminuem a vida útil das bactérias.

O sistema aproveita a capacidade de capturar a luz dos semicondutores para injetar elétrons para as bactérias anaeróbicas, que normalmente coletam elétrons do ambiente para viver. O objetivo é aumentar a captura de carbono pelas bactérias para produzir mais compostos de carbono úteis.

Assim, o sistema pode ser benéfico para a indústria e para o meio ambiente: Ele pode capturar dióxido de carbono emitido por usinas elétricas e transformá-lo em combustíveis, por exemplo. Ou pode fornecer uma maneira biológica de produzir produtos químicos necessários em ambientes artificiais, como naves espaciais e habitats em outros planetas.

"Nós estamos usando nosso bio-híbrido para fixar CO2 para produzir combustíveis, produtos farmacêuticos e químicos, e também para fazer a fixação de nitrogênio para produzir fertilizantes. Se Matt Damon [no filme Perdido em Marte] quiser cultivar batatas em Marte, ele precisa de fertilizantes," disse o professor Peidong Yang, cuja equipe vem fazendo progressos significativos no campo da fotossíntese artificial.


A estrutura metal-orgânica funciona como um filtro para só deixar passar os gases que interessam à reação. [Imagem: Zhe Ji et al. - 10.1073/pnas.1808829115]

Commodities químicas

A equipe agora está trabalhando para melhorar a eficiência do sistema híbrido - captura de luz, transferência de elétrons e produção de compostos específicos - com vistas a combinar essas capacidades com novas rotas metabólicas nas bactérias para produzir moléculas cada vez mais complexas.

"Uma vez que você tenha capturado ou ativado o CO2 - e essa é a parte mais difícil - você pode usar muitas abordagens químicas e biológicas para transformá-lo em combustíveis, produtos farmacêuticos e commodities químicas," disse Yang.

De fato, as bactérias que fermentam o álcool na cerveja e no vinho, ou transformam o leite em queijo e iogurte, são todas anaeróbicas, e podem gostar das roupas espaciais.

Bibliografia:

Cytoprotective metal-organic frameworks for anaerobic bacteria
Zhe Ji, Hao Zhang, Hao Liu, Omar M. Yaghi, Peidong Yang
Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1808829115

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s