Pular para o conteúdo principal

Lembram da série Projeto U.F.O.?


William Jordan e Caskey Swain

Por Fernanda Furquim

A série foi produzida entre 1978 e 1979, com um total de 26 episódios, capitalizando a mania de objetos voadores não identificados que existia nessa época. Tendo como referência casos reais, as histórias acompanhavam as atividades de dois militares investigando o testemunho de diferentes pessoas, que alegavam ter visto discos voadores. “Projeto U.F.O./Project U.F.O.” foi […]

A série foi produzida entre 1978 e 1979, com um total de 26 episódios, capitalizando a mania de objetos voadores não identificados que existia nessa época.

Tendo como referência casos reais, as histórias acompanhavam as atividades de dois militares investigando o testemunho de diferentes pessoas, que alegavam ter visto discos voadores.

“Projeto U.F.O./Project U.F.O.” foi criada por Harold Jack Bloom a partir de uma ideia de Jack Webb, ator e produtor que ficara famoso pelas séries “Dragnet”, “Emergência” e “Marcus Welby”.

Fascinado pelo tema, Webb resolveu produzir uma série sobre discos voadores quando tomou conhecimento da existência do Projeto Livro Azul, mantido pela Força Aérea entre 1952 e 1969.

O objetivo desse projeto era investigar as declarações que eram feitas sobre discos voadores em território americano. Considerado secreto enquanto esteve em atividade, o Projeto Livro Azul se tornou alvo de curiosidade e especulações quando o governo anunciou que encerraria as atividades em torno dele.

Caskey Swain e Edward Winter

Webb teve acesso aos arquivos, abertos ao público. Na época, existiam 12.618 mil casos registrados, os quais Webb utilizou como referência para criar a série “Projeto U.F.O.”

Mas, se por um lado o Projeto Livro Azul nunca estabeleceu a presença alienígena na Terra, sua versão ficcional deixava em aberto a possibilidade de que extraterrestres estariam estudando a vida no planeta.

A série foi produzida pela Mark VII Limited em parceria com a Worldvision Enterprises, empresa que seria comprada pela CBS Corporation, tendo como produtor executivo o Major aposentado da Força Aérea Bill T. Coleman, um dos oficiais que foi responsável pelo Projeto Livro Azul.

“Projeto U.F.O.” apresentava o Major Jake Gatlin (William Jordan), um piloto da Força Aérea que, após testemunhar a aparição de um objeto voador não identificado, pede transferência para trabalhar com o Projeto Livro Azul, através do qual passa a investigar a existência ou não de vida extraterrestre na Terra.

Ao lado de seu assistente, o Sargento Harry Fitz (Caskey Swaim), um jovem que veio do sul e tem pouca experiência nessa área, os dois oficiais entrevistam testemunhas que registraram ocorrências. O objetivo da dupla não era desacreditar os depoimentos destas testemunhas, mas trazer uma justificativa ou uma explicação para aquilo que elas viram.

Cada episódio apresentava um caso diferente. Tal qual foi feito com “Dragnet”, série policial dos anos de 1950, criada por Jack Webb, a série “Projeto U.F.O.” não tomava partido. A situação era apresentada na introdução de cada episódio e posteriormente relatada aos oficiais, que depois passavam a investigar o local e os envolvidos, finalizando com uma explicação.

Geralmente eles atribuíam o fato a uma situação climática ou ao resultado de ações de terceiros, sem de fato relacioná-los a uma aparição alienígena. No entanto, em alguns casos, após eles partirem cenas mostravam que nem sempre eles estavam certos. Poucas foram as vezes em que a dupla reconheceu que não tinha uma explicação plausível para o que foi testemunhado.

Quando a série entrou para a segunda temporada, o ator William Jordan foi substituído por Edward Winter, que interpretou o Capitão Ben Ryan. Os produtores não chegaram a justificar a troca de atores. Orçada em 500 mil dólares por episódio, a série foi exibida pela rede NBC.

O Projeto Livro Azul voltaria a fazer parte do universo das séries em outras produções como, por exemplo, “Galactica 1980″, spinoff de “Galactica”, na qual os personagens chegam à Terra. O projeto também seria reutilizado em “Twin Peaks”, onde o personagem de Don S. Davis (Major Briggs) é um dos oficiais que trabalham com o projeto.





A seguir 7 episódios dos 26 da série.









FONTES: Revista Veja - Canal Youtube FILMES & SÉRIES - CLASSE ESPECIAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s