Pular para o conteúdo principal

Estas lentes biônicas permitem focar em diferentes distâncias sem a perda de qualidade visual



Por: Renan Lopes

Uma visão biônica que atualiza de acordo com a distância observada pode estar prestes a deixar de ser um apetrecho de filmes de ficção cientifica. Pelo menos é o que prometem as Bionic Lens de uma companha canadense.

Atualmente em fase de testes clínicos, as lentes da Ocumetics Technology Corporation prometem restaurar a visão para todas as distâncias sem qualquer problema de qualidade visual, regular o próprio olho para focar em diferentes distâncias e focar em algo por longos períodos sem cansar a vista, já que ela usa apenas 1/100 da energia necessária pelas lentes normais para funcionar.

Como explica o Big Think, o visor de um relógio que você consegue ver a 3 metros poderia ser visto com a mesma qualidade a 9 metros de distância com as lentes biônicas. Isso se dá porque a lente se regula aos músculos, mudando a curvatura natural dos olhos e permitindo focar em distâncias diferentes. Ela ainda permite medidas quase telescópicas. “Se você olhar para uma pequena farpa nos seus dedos, por exemplo, você poderia ver o detalhe celular dela”, explica o site. A lente poderá também receber atualizações e modificações, como a possibilidade de projetar a própria tela do celular nos olhos.

Se tudo correr bem durante os testes clínicos, a previsão é que a lente seja disponibilizada para venda nos próximos dois anos. E a instalação dela é feita da mesma forma que a cirurgia de catarata, o mais comum procedimento cirúrgico, e a promessa é que ela seja “mais gentil” que cirurgias à laser.

Garth Webb, o cientista por traz das Bionic Lens, explica que ele criou as lentes para “fazer nossa vida funcionar melhor” e para “nos permitir integrar uniformemente com todo o mundo digital”, explica em um vídeo.



“Minha humilde percepção é que os seres humanos serão o centro da atividade da inteligência artificial. Então, acredito que iremos filtrar e comandar uma inteligência artificial que estará ou na nossa cabeça, ou em nosso relógio, ou talvez em ambos. Então, isso, se me permitir, é aumentar o ser humano para além do que normalmente antecipamos”.

Webb comenta que, eventualmente, humanos que não fizerem uso das lentes biônicas passarão por uma injusta desvantagem em comparação a aqueles que a usam. Ele explica também que elas não são a cura para todos os males da visão. As Bionic Lens, por exemplo, não curam daltonismo, visão turvada ou degeneração macular. Elas podem, no entanto, melhorar vistas antigas que se deterioraram com o passar dos anos.

Os primeiros a ganharem a visão ciborgue terão de desembolsar U$ 3.200 pelas lentes biônicas, valor que não inclui o custo da cirurgia.

Ninguém disse que visão biônica seria barato, mas, caso elas cumpram o que promete, definitivamente será um bom valor para se investir. Eu adoraria não precisar mais apertar os olhos para enxergar placas a metros de distância, por exemplo.

[Big Think]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s