Pular para o conteúdo principal

“Cola elástica” injetável fecha feridas em apenas 60 segundos



Por: George Dvorsky

Uma cola cirúrgica inovadora desenvolvida por pesquisadores dos Estados Unidos e da Austrália fecha feridas rapidamente e sem a necessidade de grampos ou pontos. A substância esguichável poderia um dia ser usada em cirurgias e em situações de emergência, embora ainda precise ser testada em humanos.

O nome da tecnologia é MeTro, e ela foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Sydney, da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade Northeastern. Suas propriedades elásticas a tornam ideal para o tratamento de feridas que são “convocadas” para expandir e contrair, e em situações em que as feridas estão sob risco de abrir novamente. Os pesquisadores que desenvolveram o composto dizem que ele poderia ser usado para tratar tanto tecidos internos quanto externos, incluindo pele, coração, pulmões e artérias.

Em testes, a MeTro foi usada com sucesso para fechar incisões nas artérias e pulmões de roedores e nos pulmões de porcos. Em todos os casos, a substância funcionou sem a necessidade de suturas ou grampos. Os detalhes do trabalho foram publicados na Science Translational Medicine.

Para desenvolver o composto injetável, proteínas elásticas naturais, inspiradas pela proteína humana tropoelastina, foram misturadas com um material selante sensível à luz. Depois de aplicá-lo ao ferimento, uma corrente contínua de luz ultravioleta prepara o material em cerca de um minuto. A MeTro é também equipada com uma enzima degradante embutida, que pode ser ajustada para determinar quanto tempo o selante dura, algo que pode ir desde algumas horas até meses, dependendo da natureza da lesão. Os pesquisadores a compararam com selantes de silicone, que são normalmente usados em azulejos de banheiros e cozinhas.

“Quando você observa a MeTro, você pode vê-la agindo como um líquido, preenchendo as lacunas e se adaptando ao formato do ferimento”, explicou Anthony Weiss, coautor do estudo, em um comunicado. “Ela responde bem biologicamente e interage intimamente com o tecido humano para promover a cicatrização. O gel é facilmente armazenado e pode ser esguichado diretamente em uma ferida ou cavidade.”

Em termos de aplicação no mundo real, a MeTro poderia ser usada em cirurgias, zonas de guerra ou durante emergências. O próximo passo no processo de desenvolvimento do método é testá-lo em humanos para garantir sua segurança e eficácia.



[Science Translational Medicine]

Imagem do topo: Universidade de Sydney

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s