Pular para o conteúdo principal

Como a relatividade geral mudou a nossa compreensão do universo

Caricatura/Pablo Lobato

Entenda a "gravidade" da situação e saiba mais sobre a matéria escura, um dos maiores mistérios da astrofísica

Albert Einstein precisou ser categórico — a velocidade da luz é constante e fim de papo. As leis da física não são democráticas. Se um sujeito dirige o carro à noite, a luz do farol viaja os mesmos 300 mil quilômetros por segundo que a lâmpada do poste, mesmo que o carro esteja em alta velocidade. E tinha mais: seria necessária uma quantidade infinita de energia para acelerar corpos à velocidade da luz (c). Como energia não dá em árvore, isso é impossível. Então, além de constante, c é o limite.

Mas tinha um problema: as regras só descreviam os movimentos com precisão caso não houvesse interações gravitacionais desviando a trajetória dos corpos pelo caminho. Einstein ainda não tinha conseguido incluir a gravidade em sua teoria, descrita por Newton como uma força que faz os corpos se atraírem. É que as ideias não batiam: se nada pode viajar mais rápido que a luz, como é que essa tal força de atração poderia ser sentida instantaneamente?

“A conclusão foi que, em um campo gravitacional, a estrutura do espaço-tempo se curva”, explica o astrofísico Ronaldo Vieira, do IAG-USP, especialista na teoria que incluiu a gravidade — a Relatividade Geral. Planetas e estrelas distorcem o espaço-tempo como se ele fosse um tecido (veja abaixo). Assim, a gravitação deixou de ser uma força abstrata e passou a ser só corpos percorrendo o “caminho mais fácil” em um tecido distorcido.


(FOTO: ZANSKY, REBECA CATARINA E GUILHERME HENRIQUE)

5% MATÉRIA, MAS AQUELES 95%...
Lado escuro do universo é um dos maiores mistérios da astrofísica

Matéria escura
Tudo o que enxergamos é só a ponta do iceberg do oceano cósmico. Estima-se que haja seis vezes mais matéria escura no Universo do que matéria normal. E ela é chamada de escura justamente porque não pode ser vista. Só que sua massa é denunciada pela gravidade, que faz aglomerados de galáxias e estrelas periféricas girarem bem mais rápido do que deveriam. Culpa da matéria escura. “Não sabemos o que é, mas sabemos que está lá”, diz a astrofísica Duília de Mello.

Energia escura
É irônico que a energia escura tenha sido descoberta graças a um fenômeno luminoso: a morte explosiva de estrelas massivas (supernovas).

Ao espiá-las em galáxias muito distantes, o Hubble descobriu algo chocante: o Universo se expande aceleradamente. “Calculamos o tempo que levava para essa luz chegar até aqui e os cálculos não batiam”, diz Mello.

Essa força misteriosa acelera os objetos e os distancia cada vez mais. Já se foram 20 anos, mas o conceito ainda entala na garganta: “Tem gente que fala que é viagem na maionese (risos)”.


(FOTO: ZANSKY, REBECA CATARINA E GUILHERME HENRIQUE)


(FOTO: ZANSKY, REBECA CATARINA E GUILHERME HENRIQUE)


(FOTO: ZANSKY, REBECA CATARINA E GUILHERME HENRIQUE)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s