Pular para o conteúdo principal

Esta é a primeira imagem que temos do sistema solar TRAPPIST-1



No mês passado, todo o sistema solar se arrepiou quando a NASA anunciou a descoberta de um outro sistema com sete planetas, chamado TRAPPIST-1, a apenas 39 anos-luz de distância do nosso Sol. A descoberta foi animadora, não apenas pela proximidade, mas pelos três planetas dentro da zona habitável, onde água líquida (e potencialmente vida) podem existir. Já existe um site dedicado à esses planetas misteriosos, cheios de desenhos incríveis e fanfics literárias.

Embora o nosso surto pelo TRAPPIST-1 seja justificável, há uma grande questão a ser respondida: como ele se parece? Lembre-se, esses planetas foram detectados utilizando apenas o método de trânsito, no qual os cientistas medem os mergulhos na saída de luz de uma estrela enquanto um corpo planetário cruza nossa linha de visão. E apesar de termos algumas artes de conceito incríveis que imaginam como se parecem esses planetas, a verdade é que, nós não temos ideia – até agora. Mais ou menos isso, na real.

Nesta quarta-feira (8), a NASA finalmente divulgou a primeira imagem do sistema TRAPPIST-1. Se prepare:



Ok, essa não é exatamente o que estávamos esperando, mas é um passo em direção ao aprendizado a respeito do sistema. Além dessa pequena animação, a NASA divulgou todo o material bruto das observações da TRAPPIST-1. Os dados foram coletados durante 74 dias – do dia 15 de dezembro de 2016 até 4 de março – pela sonda espacial Kepler da NASA, como parte da missão K2, que ainda está acontecendo. A Kepler mediu o escurecimento da estrela de TRAPPIST-1 conforme os seus sete planetas do tamanho da Terra passaram pelos instrumentos, bloqueando parte da luz. É isso o que fez os pixels piscarem na imagem acima.

Por meio das observações da sonda Kepler, os cientistas esperam descobrir as informações sobre os períodos de órbita dos planetas do TRAPPIST-1 e as dinâmicas da estrela principal.

“Cientistas e entusiastas de todo mundo estão investindo tempo no aprendizado de tudo que podem sobre esses mundos do tamanho da Terra. Oferecer os dados brutos da missão K2 o mais rápido possível era uma prioridade para dar aos investigadores uma primeira olhada, para que pudessem definir melhor os seus planos de pesquisa posteriores. Estamos felizes de que isso também permitirá ao público testemunhar o processo de descoberta”, disse Geert Barentsen, cientista pesquisador da missão K2 no NASA Ames Research Center, num comunicado.

A NASA espera que os dados completamente calibrados estejam prontos até maio.

[NASA, NASA]

Imagens: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz