Pular para o conteúdo principal

Os acertos e erros da CIA em suas previsões sobre como seria o mundo em 2015


No ano 2000, enquanto o mundo celebrava a chegada de um novo milênio, a CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, lançava um relatório fazendo um prognóstico de suas expectativas para os próximos 15 anos e como seria o mundo em 2015.

O documento de 70 páginas foi preparado por um grupo de especialistas.

Veja abaixo quais foram os erros e acertos desse relatório:

Acertos
Sofisticação do terrorismo

"Entre agora e 2015, as táticas terroristas se delinearão e desenvolverão de forma muito mais sofisticada para a realização de mais ataques letais em massa."

Não demorou muito para que o mundo desse razão para a CIA neste ponto do relatório: os ataques de 11 de setembro de 2001 ocorreram logo em seguida.

Na época, nem a própria CIA conseguia dar a dimensão correta do alcance que teria esta sofisticação que acabou definindo a política internacional a partir de 2001.

Os especialistas da CIA previam que grupos insurgentes, traficantes de drogas e gangues criminosas usariam a globalização a seu favor para trabalhar juntos e desenvolver redes criminosas internacionais, que promoveriam o tráfico de armas nucleares, biológicas e químicas, que seriam usadas contra o Ocidente.

Esta previsão, assim como foi apresentada, parece mais com um roteiro de filme da série James Bond. Mas a realidade pode, no entanto, ser ainda mais preocupante.

O grupo autodenominado Estado Islâmico, por exemplo, não precisou traficar armas químicas. Há o temor de que eles estejam utilizando instalações e recursos de lugares que ocuparam na Síria e no Iraque para fabricar suas próprias armas.

Revolução tecnológica
Aqui a CIA parece ter acertado em cheio: ela previu uma explosão digital, liderada pela tecnologia móvel.

O acesso universal à comunicação pelo celular produziria "a maior transformação global desde a revolução industrial", afirmou o relatório.

Naquela época, há apenas 15 anos, não existiam os smartphones e a internet sem fio ainda estava começando a se desenvolver.

Hoje, com os smartphones presentes na maioria dos países, a conectividade mundial é quase imediata. No México, por exemplo, em 2001 existiam 7,1 milhões de usuários da internet. Em 2014 já eram 47,4 milhões.

Esta revolução digital também teria consequências políticas, segundo a CIA. Principalmente no Oriente Médio, onde uma "oposição conectada pela rede" desafiaria os regimes da região.

O que, na prática, ficou conhecida como a "Primavera Árabe".

Acertos com erros
Estatísticas sobre a população mundial

"A população mundial crescerá em mais de um bilhão (de pessoas), para 7,2 bilhões", afirmou o relatório.

Certo, em parte.

Eles acertaram que as populações na Rússia e na Europa Oriental diminuiriam. Mas erraram ao afirmar que a população da África também diminuiria, devido à "Aids, fome e a constante instabilidade política e econômica".

A população da África subsaariana disparou dos 666 milhões de habitantes no ano 2000 para 973 milhões em 2014, segundo números do Banco Mundial. E algumas das economias do continente, como a da Nigéria, passaram por um grande crescimento, algo que era difícil de prever há 15 anos.

Energia

"Os recursos energéticos serão suficientes para satisfazer a demanda", afirmou o relatório da CIA.

Previsão certa para o petróleo, que hoje está com excesso de oferta e obrigou as companhias do setor a reavaliar seus planos de extração para os próximos anos.

Mas a previsão errou para as outras fontes de energia.

"Enquanto que a gasolina ficou mais acessível em muitos países, as contas de eletricidade estão pesando no orçamento familiar dos países da OCDE", infirmou o relatório sobre energia de 2015 do Conselho Mundial de Energia.

Além disso, o desenvolvimento da energia "limpa" demorou mais do que o previsto.

"Apesar dos desafios óbvios que cada país enfrenta, os resultados do índice dos últimos cinco anos mostram sinais de progresso (...) e demonstra que a transição para sistemas energéticos sustentáveis e equilibrados está ocorrendo lentamente", afirmou o informe.

O auge da biotecnologia

O documento da CIA acertou ao afirmar que o preço de testes e exames de DNA iria cair. Isto aconteceu de forma marcante nos últimos cinco anos, permitindo mais pesquisas que incluem sequenciamento do DNA, como as que tentam encontrar a cura ou prevenção precoce do câncer.

Também estava certo sobre a expansão das lavouras de transgênicos que, apesar de serem rejeitadas por ambientalistas, hoje compõem 30% dos hectares de milho cultivados globalmente, 68% das de algodão e 82% das de soja.

No entanto, o relatório foi demasiadamente otimista em outros aspectos, como o avanço do desenvolvimento artificial de órgãos para transplante.

Além disso, os especialistas também afirmaram que a clonagem de animais para uso na pecuária melhoraria a vida de muitos e faria cair de forma drástica a diferença entre ricos e pobres, pois este progresso beneficiaria diretamente a qualidade de vida dos que têm menos, algo que também não se cumpriu.

Erros
Rússia 'fraca internamente'

Para a CIA, o futuro do histórico antagonista dos americanos seria assim: uma Rússia "fraca internamente" que usaria suas reservas de gás e seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para manter seu status.

E este talvez foi o maior erro do relatório.

A Rússia hoje, liderada por Vladimir Putin, é tão influente no panorama mundial como as potências ocidentais e construiu uma rede internacional de aliados que vai da Venezuela à Síria.

Sua posição permitiu até que o país anexasse território, como a península estratégica da Crimeia, e fizesse intervenções em conflitos internacionais como o da Síria.

Além deste erro, a CIA também afirmou que Rússia teria apenas 2,5 mil ogivas nucleares em 2015. Mas o país hoje tem 8 mil.

Um robusta economia global

"A economia global está bem posicionada para alcançar um período sustentável de dinamismo até 2015".

Esta era a previsão do relatório da CIA, que também afirmava que o crescimento econômico mundial chegaria "aos altos níveis alcançados nos anos 1960 e começo dos anos 1970".

Se bem que o documento falava de uma potencial crise, e citava os países em desenvolvimento como seus prováveis protagonistas, pois estes não tinham conseguido ainda liberalizar de forma satisfatória seus sistemas financeiros.

O documento não faz nenhuma previsão sobre o colapso financeiro de 2008, que jogou as economias americana e europeia em uma profunda crise e causou a discussão e implementação de medidas para colocar limites ao capitalismo.

FONTE: http://www.defesanet.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

Ovnis em Iporanga (SP)

Entrada da Casa de Pedra, caverna com maior boca do Mundo, 215 metros.

Iporanga em tupi significa “Rio Bonito” e foi palco da exploração de ouro no período colonial e, posteriormente da exploração de chumbo e zinco no século passado. Na região há famosas cavernas: Formação Iporanga e Formação Votuverava. Em Iporanga, efetuaram-se diversos estudos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, sobretudo pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A seção geológica mais conhecida é o famoso perfil Apiaí-Iporanga. A cidade atrai muitos visitantes por possuir lindas cachoeiras, piscinas naturais, vales, grutas e cavernas. Iporanga é a cidade que possui o maior número de cachoeiras em todo o Brasil, nas 365 cavernas cadastradas. O turista poderá praticar esportes radicais como o rapel, canyonismo e trekking. Atrativos culturais podem ser visitados como o museu da cidade, a Igreja Matriz e as casas com o estilo colonial. Por todos estes motivos, Iporanga é considerada um dos mais importantes cent…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…