Pular para o conteúdo principal

Sistema cria criaturas robóticas que andam de verdade


Exemplos de criaturas robóticas construídas a partir do novo sistema de projeto para iniciantes - à esquerda, o projeto, à direita a máquina pronta. [Imagem: Disney Research]

Uma equipe internacional de pesquisadores, financiados pela Disney Research, criou um sistema de projetos para impressoras 3D capaz de criar criaturas robóticas totalmente funcionais - que andam de verdade.

O programa foi desenvolvido para ser utilizado por pessoas iniciantes, sem prática de engenharia, robótica ou manufatura aditiva.

O usuário pode especificar a forma, o tamanho e a quantidade de pernas da criatura robótica usando ferramentas de edição simples.

O sistema garante que o desenho resultante será capaz de se mover como desejado e não vai simplesmente cair por falta de equilíbrio. Mas o usuário pode alterar até o gingado da criatura conforme ela anda.

"O progresso na tecnologia de fabricação aditiva está tornando mais e mais fácil construir robôs personalizados, mas projetar um robô funcional continua a ser um desafio difícil, que exige um engenheiro experiente. Nosso novo sistema de projeto pode preencher esta lacuna, e deverá ser de grande interesse para entusiastas de tecnologia e a comunidade fabricante em geral," disse Markus Gross, membro da equipe, que conta com pesquisadores da Disney Research, Universidade Carnegie Mellon e ETH de Zurique.

Robôs sob demanda

A interface de projeto tem duas janelas principais: uma que permite a edição da estrutura e movimento do robô, e outra que mostra como essas mudanças provavelmente alterarão o comportamento do robô.

O usuário pode fornecer uma descrição inicial do esqueleto da criatura e o sistema cria uma geometria inicial, colocando um motor em cada junta. O usuário pode então editar a estrutura, adicionando ou removendo motores, ou ajustando sua posição e orientação.

O sistema cuida da maior parte da tarefa tediosa de planejar o movimento do robô, embora permita que o usuário ajuste o padrão do andar e elementos estilísticos do seu movimento.

Uma vez que o processo de concepção esteja completo, o sistema gera automaticamente a geometria 3-D de todas as partes do corpo, incluindo os conectores e suportes para os motores. Esses arquivos podem então ser enviados para uma impressora 3-D para sua fabricação.

A equipe não informou como ou quando o sistema será disponibilizado para comercialização.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s